Um grupo de trabalho (GT) composto por técnicos das Secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento, da Cultura e do Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi formalizado, nesta quinta-feira (30), em reunião na Secretaria do Planejamento, entre os secretários de Estado Gastão Vieira (Planejamento), Luís Bulcão (Cultura) e Tadeu Palácio (Turismo) e a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, além de técnicos desses órgãos.
O GT foi constituído para agilizar a viabilização e implementação do novo Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur). A perspectiva é que sejam aplicados no Maranhão recursos de U$ 40 milhões, em especial, na revitalização do Centro Histórico de São Luís.
O secretário do Planejamento, Gastão Vieira, informou que nessa nova fase do Prodetur vão ser investidos em todo o país US$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mais a contrapartida do governo federal que é de US$ 600 milhões. “O governo passado não teve nenhum interesse no programa perdendo uma quantidade enorme de recursos essenciais para incrementarmos em nosso estado a indústria do turismo”, lamentou.
Gastão Vieira ponderou ainda que, agora, com a determinação da governadora Roseana Sarney, o programa vai ser retomado no Maranhão e o Centro Histórico de São Luís, antes totalmente abandonado, vai ser revitalizado para “abrir as portas do turismo, gerar emprego e renda, e, consequentemente melhorar a qualidade de vida dos maranhenses ou daqueles que aqui residem”. O objetivo do PRODETUR Nacional é alcançar as metas do Plano Nacional do Turismo, ampliando a importância do setor turístico no desenvolvimento do País por meio da geração de novos empregos e redução das desigualdades regionais. O objetivo do PRODETUR Nacional é alcançar as metas do Plano Nacional do Turismo, ampliando a importância do setor turístico no desenvolvimento do País por meio da geração de novos empregos e redução das desigualdades regionais. O objetivo do PRODETUR Nacional é alcançar as metas do Plano Nacional do Turismo, ampliando a importância do setor turístico no desenvolvimento do País por meio da geração de novos empregos e redução das desigualdades regionais. Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
Seleção
O secretário explicou que uma das tarefas do GT é fazer uma seleção prévia dos projetos e ações que devem ser desenvolvidos ao longo do Centro Histórico e de todo o seu entorno. Esta ação vai possibilitar uma total “repaginação, urbanização e disciplinamento” de uma área que propiciou a São Luís o título de Cidade Patrimônio da Humanidade, além de prepará-la para as festividades dos seus 400 anos de fundação e torná-la uma capital mais atraente e agradável para se viver.
O grupo vai trabalhar também, com a ajuda de uma equipe do Ministério do Turismo, na elaboração de uma carta-consulta à Cofiex para autorização de contratação de financiamento internacional. A equipe do Ministério do Turismo deve se reunir com os técnicos maranhenses no dia 14 de agosto deste ano.