Governo realiza Encontro Intersetorial sobre o Sistema de Benefícios e Gestão do Programa Bolsa Família

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou, esta semana, os Encontros Intersetoriais do Programa Bolsa Família. A ação tem como objetivo capacitar gestores e técnicos que atuam com o programa, nos municípios maranhenses, para operacionalizar os Sistemas de Benefícios e Gestão do Bolsa Família. As capacitações já foram realizadas em Chapadinha e Codó, e prosseguirão até dia 28 de abril, contemplando profissionais da área, de outras regiões do Estado.

As capacitações realizadas nos municípios pretendem repassar aos participantes orientações técnicas sobre todos os procedimentos de acesso às informações e dados requeridos ao Cadastro Único (CadÚnico) e outros sistemas de gestão do programa Bolsa Família, que este ano sofreram algumas alterações e incrementos com a inclusão de novos dados.

Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, as capacitações são de extrema importância para que o Maranhão continue a desenvolver o já reconhecido trabalho na área. “No ano passado, o Estado alcançou um número recorde de atualizações cadastrais do CadÚnico, com a efetivação de mais de 90% de atualizações, algo nunca visto no país desde o início da execução do programa Bolsa Família. Portando, quanto mais capacitarmos nossos técnicos para o trabalho de monitoramento do programa, maior a possibilidade de abrangermos um número cada vez maior de pessoas que realmente necessitam dos benefícios de transferência de renda do governo federal”, afirmou Evangelista.

Capacitação realizada pela Sedes para os gestores e técnicos que atuam com o Bolsa Família em Chapadinha. (Foto: Divulgação/Sedes)

Capacitação realizada pela Sedes para os gestores e técnicos que atuam com o Bolsa Família em Chapadinha. (Foto: Divulgação/Sedes)

Os Encontros Intersetoriais do Programa Bolsa Família estão sendo realizados em parceria com as secretarias estaduais de Igualdade Racial (Seir), Educação (Seduc) e Saúde (SES), sendo os dois últimos órgãos responsáveis pela apresentação dos sistemas ‘Projeto Presença’ e ‘Bolsa Família na Escola’, respectivamente.

“A grande novidade dos Encontros Intersetoriais é a participação da Secretaria de Igualdade Racial no processo de formação dos técnicos que atuam no programa Bolsa Família. Com isso, o Governo do Estado visa fortalecer as políticas voltadas às populações tradicionais e específicas, de forma que possamos identificar e incluir um número cada vez maior de famílias que fazem parte desses grupos populacionais, nos programas nacionais de transferência de renda”, afirmou Ana Gabriela.

A meta é identificar os cidadãos remanescentes de comunidades quilombolas, indígenas e ciganas que, mesmo tendo direito ao benefício, ainda não foram inseridos. A mesma atenção será dada também à identificação das populações específicas, como ribeirinhos, extrativistas, pescadores, moradores de rua, entre outras.

De acordo com a programação desenvolvida para os Encontros Intersetoriais do Programa Bolsa Família, nesta sexta-feira (10), a capacitação será realizada aos técnicos e gestores do município de Caxias. Na próxima semana, as orientações serão repassadas os profissionais de Pinheiro, Viana, Santa Inês e Zé Doca.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.