Redes Sociais

Governo avança com o Planifica Maranhão e aprimora atendimento em Riachão

– A unidade de saúde passou por melhorias estruturais com base em um checklist de ambiência para maior conforto e segurança dos usuários (Foto: Divulgação)

A implantação do Planifica Maranhão nos municípios, em especial Riachão, em apenas sete meses, refletiu positivamente na vida dos moradores. A Unidade Básica de Saúde Honorina Cardoso Feitosa, que é a unidade laboratorial do projeto, já apresenta avanços na estrutura, organização e acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade de saúde passou por melhorias estruturais com base em um checklist de ambiência — que permitiu avanços como climatização dos espaços, aquisição de cadeiras (longarinas) para maior conforto e segurança para os usuários, bebedouro e capacitação da equipe sobre acolhimento e humanização do atendimento.

A dona de casa Denise Martins Barreto, que fez o pré-natal de sua filha na unidade, relata a diferença: “Antes só tinha enfermeiro. Minha filha nasceu prematura e precisei ir fazer o parto em Imperatriz. Agora tem médico e enfermeiro, tem conforto, o ambiente é climatizado e a gente sente que está sendo bem cuidada”, disse.

Para o aposentado Matias Santana da Costa, 67 anos, que mora no centro da cidade, o novo modelo de cuidado faz toda a diferença. “O atendimento está maravilhoso. A gente chega e é logo bem atendido. Todo mundo está satisfeito”, elogia.

O coordenador do Planifica Maranhão, Saulo Santos, explicou a metodologia e os passos fundamentais já aplicados no território. “A metodologia do Planifica Maranhão é centrada na organização dos processos de trabalho, estruturada a partir das Oficinas Tutoriais. Até o momento, já realizamos quatro dessas oficinas, que são essenciais para fortalecer a Atenção Primária à Saúde”, frisou.

As oficinas abordam desde a identificação dos serviços existentes no território, passando pela avaliação da estrutura e ambiência das Unidades Básicas de Saúde, mapeamento dos pontos de atenção e territorialização. A próxima etapa é o enfrentamento das sensibilidades, organizando a APS para responder de forma resolutiva a essas demandas. “É uma construção coletiva e contínua que transforma a forma como cuidamos das pessoas”, complementou Saulo Santos. 

Para a secretária municipal de saúde de Riachão, Solange Teixeira, os resultados refletem o trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Agradeço ao governador Carlos Brandão pela parceria na implantação do processo, que chegou para melhorar o acolhimento e atendimento dos usuários do SUS”, ressaltou.

Outro aspecto que gerou um impacto bastante positivo foi a melhoria no agendamento de consultas. A enfermeira da UBS e tutora da Unidade Laboratorial, Áfia da Silva Lima, explicou que, por meio do Planifica Maranhão, os usuários passaram a ter mais facilidade para marcar seus atendimentos.

“O fluxo de atendimento foi reorganizado e, ao final de cada consulta, já é possível sair com o próximo atendimento agendado — o que garante mais continuidade no cuidado e menos filas”, destacou a profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *