Redes Sociais

Fapema lança portal, prêmio e editais

Com o objetivo de incentivar a pesquisa, a pós-graduação e formação de recursos humanos, na perspectiva de gerar conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA), lançou dez editais de apoio a pesquisa, nesta segunda-feira (27).

Entre os editais, dois se destacam: o Prêmio Fapema, que presta reconhecimento a pesquisadores maranhenses e o de Desenvolvimento Científico Regional, que vai disponibilizar bolsas para projetos na área de refinaria. O lançamento dos editais contou com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde.

O evento, realizado no Palácio Henrique de La Rocque, contou com a participação do secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney; secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão; da diretora presidente da FAPEMA, Rosane Guerra; reitores das principais universidades maranhenses; autoridades de vários setores; e representantes de instituições da sociedade civil.  

Técnicos da FAPEMA apresentaram, na solenidade, o portal da instituição, que pode ser acessado no endereço www.fapema.br. Os interessados podem acessar os editais por esse site. 

Rosane Guerra destacou que é a primeira vez que um número significativo de editais e recursos são destinados à pesquisa no Maranhão. “A missão da FAPEMA é promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. É essa a determinação da governadora Roseana Sarney”.

O Maranhão, na visão de João Abreu, “não pode mais ficar oferecendo somente mão-de-obra barata para grandes empreendimentos, que é descartada logo depois que a obra é concluída”. A governadora Roseana Sarney, de acordo com o secretário, está determinada a incluir mão-de-obra maranhense qualificada nos investimentos que ela está trazendo para o Maranhão. “Este é um desafio de governo que todos os secretários estão determinados a dar a sua parcela de contribuição”, enfatizou.

João Abreu lembrou a governadora demonstrou o compromisso com a ciência e a tecnologia, desde que assumiu o governo, ao escolher o secretário Waldir Maranhão e a professora Rosane Guerra para conduzir os setores de ciência e tecnologia. “São pessoas que têm envolvimento e competência para tocar os projetos nesta área”, observou.

“O Maranhão está diante de um grande desafio e esse desafio vai demandar mais ciência e tecnologia para que nossa população possa ter acesso a este conhecimento. Estamos dinamizando as ações por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da FAPEMA para que mais maranhenses tenham oportunidade e acesso a este conhecimento”, disse João Abreu.

Para o secretário Waldir Maranhão, o lançamento dos editais traça um novo roteiro para o Maranhão, com a popularização da ciência para que mais pessoas possam ser qualificadas e o estado se desenvolva. “São possibilidades de mudanças sociais e econômicas que estão sendo apresentadas neste momento”, disse o secretário.  

Novos editais – Quatro dos dez editais estão sendo lançados pela primeira vez no Maranhão. São editais há muito esperados por pesquisadores maranhenses como é o caso do Edital Universal, de incentivo a atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que possam contribuir para o crescimento do Estado. E os editais de auxilio editoração e a publicação, para publicação de livros e artigos e o de infraestrutura para financiamento de conserto e manutenção de equipamentos.

Os editais contemplam todas as áreas. Para a área de saúde foi lançado o Programa de Pesquisa para o  Sistema Único de Saúde (PPSUS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). Esse apoiará projetos nas áreas de doenças não transmissíveis; doenças transmissíveis; morbidade e mortalidade por causas externas; morbidade e mortalidade materna e infantil; promoção e proteção da saúde e meio ambiente; gestão e gerência do Sistema Único de Saúde

O Programa de Apoio a Núcleo de Excelência (Pronex) visa apoiar grupos de pesquisa de reconhecida excelência mediante o suporte financeiro à execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no Maranhão, com o apoio do CNPq.

Foram lançados, também, a Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional, uma parceria entre a FAPEMA e o CNPq, que tem como objetivo a fixação de pesquisadores no Maranhão para que atuem em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Cinco dessas bolsas serão destinadas aos profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium, um grande empreendimento que vai gerar milhares de empregos para o povo maranhense.

Os estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública estadual estão sendo beneficiados com os lançamentos desses editais. Eles podem adquirir bolsas por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior, assim como os técnicos de nível superior e médio, que possuam conhecimentos específicos essenciais á execução de projetos de pesquisa, que podem receber Bolsa de Apoio Técnico. E o edital do Prêmio FAPEMA 2009, que premia os trabalhos dos pesquisadores maranhenses, estimulando a produção científica no estado e reconhecendo o mérito destes pesquisadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *