Edivaldo diz que censo do IBGE prejudica São Luís

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) denunciou, na sessão desta terça-feira (18/08), que o censo preliminar anunciado pelo IBGE vai causar um prejuízo mensal de R$ 20 milhões para São Luís, por conta de haver apontado a capital maranhense com apenas 997 mil habitantes, cerca de três mil a menos que o necessário para que o município faça parte do Fundo Especial de Participação. Holanda disse que os números do IBGE “mais uma vez frustram os moradores, os políticos e o prefeito desta cidade”.

Segundo o parlamentar do PTC, há vários anos o município espera atingir a faixa de um milhão de habitantes, mas todos os censos do IBGE frustram essa expectativa. Edivaldo Holanda levantou suspeita sobre os números do censo e garantiu que muitos não foram contatados pelo órgão, inclusive ele.

“Esta cidade cresceu e tem se desenvolvido, inclusive de maneira desordenada ao longo de décadas, e é uma população que se sente nas ruas, nos cerca de 700 bairros que tem. Se o IBGE quisesse poderia pegar as inscrições de casas na Cemar, na Caema, para encontrar ligeiro a realidade que São Luís tem mais de um milhão de habitantes”, afirmou.

Holanda assegurou que “várias pessoas revoltadas” também vêm manifestando que não foram recenseadas pelo IBGE. “Eu não sei a quem interessa o prejuízo que este resultado traz à cidade de São Luís e a outras cidades do Maranhão, que são prejudicadas também. A Câmara Municipal desta cidade ontem fez o seu protesto formal, porque São Luís perde cerca de R$ 20 milhões todo mês”, garantiu.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.