O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, decidiu intervir no Diretório Estadual do partido, no Maranhão, a partir da próxima semana. A intervenção vai ser extensiva aos diretórios municipais. O presidente do Diretório Estadual, deputado Clovis Fecury, já foi informado da decisão da executiva nacional, com relação ao partido neste estado.
Rodrigo Maia está entendendo que o partido não tem sido valorizado pelo governo do Estado e lembra que a governadora Roseana Sarney foi eleita com votos do PFL, que depois passaria a ser DEM. Para Rodrigo Maia, como o DEM não mereceu a atenção da parte do governo do estado, agora só ficará aliado com o PMDB se lhe for concedida a vaga de senador, na chapa de Roseana Sarney, que seria cedida ao senador Mauro Fecury, do PMDB, mas com fortes raízes no DEM.
Além da vaga de senador, na chapa de Roseana Sarney, o DEM está exigindo da governadora Roseana Sarney que seu grupo político trabalhe intensamente para ajudar a eleger três deputados federais do DEM maranhense. Caso a governadora não assuma compromissos com o DEM, a atual bancada de deputados estaduais do DEM maranhense poderá até ficar sem legenda, já que o partido coligará com o PSDB.
Caso o senador Mauro Fecury não venha a ser candidato à reeleição, na chapa de Roseana Sarney, o DEM não abre mão da vaga e indicará um membro seu para compor a chapa do PMDB que concorrerá ao governo do Estado, em 2010.