Cemar faz alerta para cuidados com energia elétrica no período chuvoso

cemar1

O período chuvoso já chegou e durante esses dias de chuva a atenção precisa ser redobrada, já que os riscos de acidentes com energia elétrica aumentam. Afinal, água e energia elétrica não combinam. Então, esta semana a Cemar vai dar dicas de como evitar acidentes com energia durante o período chuvoso:

Retire das tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios. Ao desligar esses aparelhos utilize calçado seco com solado isolante (borracha);

Nunca tente podar árvores próximas à rede elétrica. Só um profissional habilitado pode realizar este serviço. Para solicitar uma poda de árvore, ligue para a Cemar no 116.

Não entre em uma subestação da Cemar para recuperar algo, como bola ou pipa. Na subestação há equipamentos de tensão elevadíssima, que podem matar.

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, pois os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro;

As instalações elétricas devem ser mantidas em perfeitas condições de uso e devemos ter atenção principalmente ao aterramento do sistema e condições de isolamento dos cabos e, principalmente, ao contato com estas instalações durante alagamentos.

Recomendamos que a instalação seja desligada no seu disjuntor sempre que a água atinja nível que possa entrar em contato com tomadas ou outras partes energizadas. Todas as partes metálicas que possam se energizar acidentalmente devem ser aterradas.

Crianças e animais domésticos devem ser mantidos longe das instalações elétricas.

Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água para evitar choque elétrico.

Mantenha a manutenção de suas instalações elétricas internas em dia (devem ser realizadas no máximo de 5 em 5 anos) através de profissional devidamente habilitado e não faça improvisos.

Eletricidade é coisa séria. Fique atento! Prevenção é sempre a melhor atitude. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento 116 ou siga a Cemar nas redes sociais, Twitter @CEMAR_MA, e no facebook www.facebook.com/cemar116.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.