A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), dá início ao Seminário de Apoio a Gestão Ambiental Municipal, que acontece até quinta-feira (27.04). O objetivo do encontro é orientar as https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrações sobre os procedimentos realizados na área ambiental, além de fortalecer os sistemas municipais de meio ambiente, somando esforços no sentido de ampliar o alcance e a luta pela preservação do meio ambiente.
Estão sendo realizadas palestras e debates, sobre a Estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente e competências, Políticas de Licenciamento, de Fiscalização e de Monitoramento, resíduos, unidades de conservação, poluição sonora, além de debates e discussões sobre a Resolução CONSEMA 024/2017. “Nossos esforços são para chamar a atenção de todos os senhores prefeitos do Maranhão, secretários municipais de Meio Ambiente, assim como, representantes de entidades que integram os sistemas municipais, para o desafio de fortalecimento das instituições existentes”, explicou o secretário Marcelo Coelho.
De acordo com o prefeito de Bom Jesus da Selvas, Luis Fernando Lopes Coelho, o momento é de extrema importância para os municípios. “Todos os municípios têm deficiência no que tange a aperfeiçoamento da mão de obra. Então, a Sema oferecer essa oportunidade é muito importante. Unido a isso vem a preservação do meio ambiente, onde estamos aprendendo assuntos essenciais para a nossa gestão ambiental, conservando os recursos naturais de cada localidade”, destacou ele.
Cerca de 300 pessoas participam da capacitação, sendo secretários de meio ambiente e técnicos da área, além dos prefeitos das seguintes cidades: Bom Jesus da Selvas, Luis Fernando Lopes Coelho; Esperantinópolis, Aluísio Carneiro Filho; Lagoa Grande do Maranhão, Francisco Silva Freitas; São João dos Patos, Gilvana Evangelista de Souza; e o vice prefeito de Lago Verde, Manoel Raimundo Ferreira.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO