Viva atinge mais de 99% da satisfação do público em menos de 1 ano de mudanças

Em menos de um ano, a população maranhense conheceu uma nova realidade no acesso aos serviços públicos oferecidos no VIVA. Com 15 novas unidades e 08 unidades completamente reformadas, o órgão registrou percentual de 99,29% no grau de satisfação dos usuários do serviço.

Em São Luís, o VIVA possui atualmente duas mega unidades, uma localizada na região do Centro, na Avenida Beira-Mar, e outra Shopping da Ilha, no Bairro Cohama; e ainda duas unidades de pequeno porte, na ACIB (Anjo da Guarda) e no Shopping Passeio (Cohatrac). Também na região metropolitana de São Luís, no município de São José de Ribamar, o VIVA instalou outra mega unidade no Pátio Norte Shopping.

Com as cinco unidades, o órgão conseguiu ampliar e descentralizar o atendimento, garantindo o acesso aos serviços a todo cidadão, e ao mesmo tempo, otimizar o orçamento, promovendo economia para os cofres públicos do Estado. “Antes o VIVA possuía 3 unidades em São Luís, todas de médio porte, que se concentravam na região central da cidade, o que dificultava o acesso de uma grande parcela da população ao órgão, além de não suportar a grande demanda, causando grandes filas e frustração ao cidadão que não conseguia receber atendimento digno. Hoje temos unidades em quatro diferentes pontos de São Luís e em São José de Ribamar, levando o VIVA para mais perto da população, oferecendo segurança, comodidade e acessibilidade a todo cidadão”, afirmou Duarte Júnior, diretor geral do VIVA.

Expansão e Economia

Somente nas três mega unidades inauguradas na Beira-Mar, Shopping da Ilha e Pátio Norte Shopping, o VIVA têm capacidade para realizar um total de 13 mil atendimentos diários. Com a instalação das unidades nos shoppings foi possível cortar os custos com limpeza, energia elétrica, segurança, manutenção predial e manutenção de ar-condicionado, que ficam por conta dos shoppings.

No interior o estado, o Viva buscou a parceria com outros órgãos estaduais e realizou a implantação das unidades em prédios que já pertenciam ao estado, garantindo assim redução com custos de aluguel e outros de manutenção. Dessa forma foi possível fazer uma economia total de 45,11%.

Hoje, a unidade do VIVA da Avenida Beira-Mar é a maior do estado e recebe diariamente cerca de 5 mil pessoas. Com 30 postos de serviços e 126 guichês, a unidade proporciona atendimento com qualidade, segurança, conforto e acessibilidade. Se comparada às antigas unidades da Praia Grande e do João Paulo, a mega unidade possibilitou economia de 20,60% aos cofres públicos do Estado.

Os números da expansão estão refletindo também na satisfação do público. Por meio de um aparelho, o cidadão pode avaliar o atendimento recebido, escolhendo entre ótimo, bom, regular e ruim. Entre os meses de junho e dezembro de 2016, a unidade recebeu cerca de 259 mil avaliações, dessas 257 mil avaliaram o atendimento como ótimo e bom, o que evidencia que o órgão atingiu quase 100% da satisfação do público.

A unidade do Shopping da Ilha também tem recebido muitos elogios da população. Em comparação a antiga unidade do Jaracati, a unidade ampliou de 19 para 61 guichês, o que possibilitou a realização de cerca de 4 mil atendimentos diários. Mesmo sendo uma unidade maior, com mais conforto e maior número de serviços, o VIVA do Shopping da Ilha tem custo bem menor, reduzindo os gastos em 56,84%. Outra vantagem é o horário de atendimento diferenciado, de segunda a quinta-feira, das 10h às 22h, e aos sábados e domingos, de 13h às 19h.

“Foi uma ideia muito boa colocar unidades do VIVA nos shoppings. Recentemente eu precisei resolver um problema no PROCON e meu noivo, no Detran. Nós fomos ao VIVA do Shopping da Ilha e recebemos excelente atendimento. Mesmo chegando já no final do horário, quase às 22h, fomos muito bem recebidos, as pessoas pareciam realmente felizes de estarem desempenhando aquela função. Além disso, é um espaço agradável, amplo, climatizado, que dá prazer de estar lá. E o atendimento foi muito rápido e conseguimos resolver tudo o que precisávamos em um só lugar.”, explicou a jornalista Andréa Barros.

Na Estrada de Ribamar, a unidade do Pátio Norte Shopping que atende a população dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, está garantindo a comodidade do cidadão que agora não precisa percorrer longas distâncias e nem enfrentar o trânsito turbulento a caminho das unidades do Centro e Cohama. Quem também ficou satisfeito com a unidade foram os servidores que moram na região, que agora trabalham bem próximo de casa, como afirma a servidora Ione Amorim.

“Eu moro literalmente ao lado do Pátio Norte Shopping. Para mim, a vinda do VIVA para cá trouxe qualidade de vida e mais disposição para o trabalho. Isso reflete diariamente no atendimento que oferecemos ao cidadão. ”, disse.  Além da capital e São José de Ribamar, o VIVA está presente em mais 17 municípios.

Para mais informações sobre os endereços e contato das unidades basta acessar o site www.viva.ma.gov.br.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.