Visitas guiadas podem ser agendadas com a Comissão de Responsabilidade Social

84bc6ad6aff70ad7fa5acd43d60db03e

Lan Victor Conceição Sales (18 anos) e Jhennifer de Lourdes Correia da Silva (17) são 2 dos 30 alunos do Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão que realizaram nesta quinta, 16 de fevereiro, visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para conhecerem projetos de cidadania desenvolvidos, além do espaço onde está instalada a Memória.

O primeiro declarou ter tirado o título obrigado pelo pai, mas que hoje aprendeu a importância do voto. Já Jhennifer revelou ter ampliado seus conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral porque suas dúvidas foram esclarecidas. Para a professora de química Conceição de Fátima, esta foi uma “oportunidade dos estudantes despertarem o interesse pelo processo eleitoral que reflete diretamente na vida de cada um”. No perfil do TRE-MA no Instagram (@tremaranhao), o aluno Ranyelle Silva escreveu “experiência excelente”.

Em conversa com os visitantes, o desembargador Lourival Serejo falou acerca do acervo da Memória e os tipos de fraudes que existiam antes das urnas eletrônicas. “A Memória apresentada a vocês não é uma simples exposição. É a história materializada. Existiam urnas de madeira, algumas delas ficaram conhecidas como mentirosas devido ao fato de o resultado sempre ser falso, pois a seção eleitoral era longe e as urnas eram levadas a cavalo com dois fiscais combinados com os fraudadores, no qual as chapinhas eram confeccionadas pelos próprios candidatos e não pela Justiça Eleitoral. A biometria significou autenticidade e legitimidade das eleições. O voto é uma grande arma de reforma ética de nossa sociedade, sobretudo o voto consciente, pois o voto vendido não tem força para exigir nada. Vocês jovens tem que se assegurar, se apoderar dar desse momento político que está à volta dos senhores. Não se pode conceber uma juventude alienada ou covarde, a juventude tem de se caracterizar por busca de melhorias e força de vontade”, salientou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.