Vereador Honorato Fernandes promove debate sobre reforma da previdência

gabas1O vereador Honorato Fernandes (PT), através do Projeto Fala São Luís, realiza nesta terça-feira (14), uma palestra-debate sobre a reforma da previdência. A palestra será proferida pelo ex-ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas. O evento terá início às 18h30, no Hotel Abbeville.

Desde o dia 15 de dezembro do ano passado, quando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, apresentada pelo governo de Michel Temer foi aprovada, as discussões acerca da reforma da previdência têm se intensificado. Discussões fomentadas, sobretudo, por forças opositoras ao governo, que tecem fortes críticas às medidas, que, segundo a ala defensora, seriam indispensáveis para evitar a quebra do sistema previdenciário brasileiro. Uma tentativa de reequilibrar as contas públicas, de acordo com eles.

Aprovada, agora a PEC estará sujeita a uma comissão especial que irá debater o seu mérito. A proposta estabelece, entre outras coisas, a idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição para que o trabalhador possa se aposentar. Além da idade mínima e dos anos de contribuição, a PEC ainda propõe: revisão das regras para pensões, regras específicas para policiais, bombeiros e militares, etc.

Como parte integrante dos críticos à reforma, o vereador Honorato Fernandes declarou que “a PEC choca e prejudica de forma criminosa o trabalhador brasileiro”. Ressaltando a importância de levar o debate para o seio da sociedade, o vereador destacou:

“Precisamos nos informar e discutir, para que o movimento contra se fortaleça e o povo seja ouvido, pois essa PEC afeta diretamente o trabalhador mais pobre e nada mais é do que o pagamento do governo ilegítimo de Temer àqueles que o ajudaram, bancando o golpe que derrubou a presidente Dilma”, afirmou o parlamentar.

Além do debate sobre a reforma da previdência, o mandato do vereador, caracterizado pela forte participação popular, já proporcionou espaços de discussão sobre outras questões que afetam diretamente o cotidiano da população. “Fomentar espaços de diálogo como este sempre foi um dos maiores objetivos do nosso mandato”, afirmou Honorato. O Seminário “São Luís e seus Desafios”, cuja temática foi “Segurança e Cidadania”, realizado em Outubro de 2015 e os debates sobre redução da Maioridade Penal e a PEC da Terceirização, realizados em Março e Julho, respectivamente, são exemplos de ações promovidas pelo vereador nesse sentido.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.