Unidade Oncológica Móvel atende bairro Nova Imperatriz

No bairro Nova Imperatriz, o ônibus da Unidade Oncológica Móvel realiza atendimentos no local até a tarde desta quarta-feira, 30. No veículo preparado para os procedimentos necessários, homens e mulheres podem fazer os exames preventivos dos cânceres de colo do útero (PCCU), mama (mamografia), pele (consulta dermatológica) e próstata (PSA). Os interessados devem se apresentar na unidade portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Imperatriz.

A equipe especializada para atender a população é composta por 15 profissionais, entre médicos e enfermeiros. Na unidade móvel, são realizados cerca de 3 mil atendimentos por mês e só nos 5 primeiros meses de 2018, foram detectados 11 mil casos de câncer. Se o exame apontar um resultado positivo de câncer, ele é encaminhado para o tratamento na Rede de Oncologia Pública.

De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o Brasil deve registrar aproximadamente 600 mil novos casos de câncer por ano, em 2018 e 2019, contabilizando uma estimativa de mais de 1 milhão de ocorrências. Para a Coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, é de extrema importância que as pessoas realizem a prevenção com o exames anuais. “O câncer, o quanto antes diagnosticado, mais fácil é a recuperação do paciente e a sua consequente cura”, explica a Coordenadora.

Entre os homens, o câncer de próstata é o de segunda maior incidência; já entre as mulheres, o mais comum é o de mama e o terceiro mais frequente, é o de colo do útero. Essas estimativas trazem à tona uma rotina indispensável de exames preventivos para a população. A babá Francilene Sousa faz todos os anos o Papanicolau, a fim de prevenir eventuais doenças no colo do útero. “É bom nos cuidar, ter precaução com essas doenças. Apesar de não haver casos na minha família, é importante fazer os exames”, alerta Francilene.

O metalúrgico José de Deus faz o PSA a cerca de dez anos e para ele é de extrema importância que os homens se preocupem mais com o câncer de próstata. “Temos que nos prevenir, pois é uma doenças que mata e cuidar da saúde é bem maior que qualquer tabu existente na sociedade”, afirmou José.

Para serem atendidos, os interessados devem se deslocar até o ônibus da unidade, localizado em frente à Igreja Batista da Mangueira na Rua Pernambuco, a partir das 14h de hoje. O próximo ponto de atendimento do ônibus será em frente ao Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (CIESI) da Vila Nova, na segunda-feira, 4.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.