Transparência do Governo do Maranhão participa do Encontro ‘Município Transparente’

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) participou, na última segunda-feira (6), do encontro ‘Município Transparente’, evento que reuniu autoridades de órgãos de controle e prefeitos municipais para debater temas como orçamento, licitações, contratos, prestação de contas e fiscalização. O encontro foi promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

A Transparência do Governo do Maranhão foi representada pelo ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha. Além da STC, o evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado; do chefe da Controladoria-Geral da União – Regional Maranhão (CGU-Regional/MA), Francisco Alves Moreira; do secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven; do procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão (PGJ/MPMA), Luiz Gonzaga Martins Coelho.

O Encontro Município Transparente foi realizado simultaneamente nos 26 estados brasileiros. (Foto: Pedro Henrique de Carvalho/STC)

O Encontro Município Transparente foi realizado simultaneamente nos 26 estados brasileiros. (Foto: Pedro Henrique de Carvalho/STC)

Na abertura do evento, o ouvidor-geral do Estado destacou a importância da adoção de políticas de transparência para o combate à corrupção. “A STC é um órgão no novo âmbito de controle no Estado, mas já desenvolve ações concretas e com bons direcionamentos para o combate à corrupção no Maranhão”, disse Marcos Caminha.

Após a mesa de abertura do Encontro, houve início o ciclo de palestras com o tema ‘Excelência na aplicação dos recursos federais’ que começou com uma explanação gravada pelo Ministro da Transparência, Torquato Jardim. Em seguida, tiveram espaço no evento o superintendente da CGU no Maranhão, Francisco Alves Moreira; o coordenador do Núcleo de Ações e Controle da CGU, José Costa Miranda Júnior; a coordenadora do Núcleo de Ações e Especiais, Leylane Maria da Silva; o coordenador do Núcleo de Ações e Correição, Sílvio Andrade dos Santos e o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção, Welliton Rezende.

Programação nacional

O Encontro Município Transparente foi realizado simultaneamente nos 26 estados brasileiros. Entre os temas discutidos estavam a fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO!

                                                  ALICE MENDES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.