Todos por São Luís mulher contabiliza cerca de 10 mil atendimentos em dois dias

O “Todos por São Luís”, edição especial Mulher, encerrou a programação nesta quarta-feira (9), na Praça Deodoro, contabilizando a participação de cerca de 10 mil pessoas. Mais de 20 tendas foram instaladas no local com serviços em diversas áreas. A ação teve o apoio do governo do Estado e da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema).

Os caminhões da Mulher e do Programa Mamografomóvel e a Unidade Móvel Ocupacional do Sesi foram os mais movimentados durante os dois dias da ação. Neles, foram realizadas as consultas médica com clínico geral e ginecologista. Além da parte dos serviços de saúde, o programa realizou oficinas e palestras, organizou uma feira de artesanato e movimentou a Praça Deodoro com atividades de lazer.

Segundo a coordenadora do programa, a primeira-dama Camila Holanda, a 24ª edição do Todos por São Luís, voltada especialmente para as mulheres, tem um balanço positivo. “Organizamos toda uma programação para o público feminino com a oferta de consultas com ginecologistas, exames de mamografia, preventivos, também lembrando da campanha ‘Março Lilás’, chamando a atenção da mulheres para se protegerem contra o câncer do colo uterino”, disse a primeira-dama, que acompanhou a ação durante os dois dias.

O grande número de pessoas que participaram das oficinas, palestras e que procuraram os serviços na área médica estimula a Prefeitura de São Luís a ampliar as parcerias para novas edições do programa, segundo Camila Holanda.

CIDADANIA

A primeira-dama destacou que o Programa Todos por São Luís tem em sua essência a missão de levar ações importantes para população. “É um programa amplo que leva vários serviços para os bairros da capital maranhense. Ou seja, os funcionários de cada secretaria saem de seus prédios, e vão atender a população mais de perto, dentro da comunidade, facilitando e agilizando o acesso a esses serviços. O programa também é um canal de diálogo entre o prefeito Edivaldo e a comunidade trazendo benefícios para a gestão e para a população”, completou a coordenadora do programa.

FACILIDADE

A dona de casa Catarina Cosme Silva Viana, que mora no bairro da Estiva, contou que estava passando na praça com a mãe, Regina Moreira Silva, de 73 anos, e ouviu que no local estavam realizando consulta ginecológica e mamografia, então resolveu procurar os serviços. “Conseguimos a consulta e fizemos os exames de mamografia e preventivo. Gostei muito do serviço e a minha mãe também ficou muito feliz porque foi tudo bem rápido”, contou.

O aulão de zumba também fez as mulheres pularem e dançarem na Praça Deodoro. Algumas pessoas também aproveitaram para comprar produtos feitos por artesãs e ainda frutas e legumes, como maxixe, cheiro-verde, melão, manga, milho e outros, vendidos diretamente pelos produtores.

“Aqui a gente vê que está tudo fresquinho e com certeza é mais saudável”, disse a aposentada Maria do Carmo Souza, que tinha acabado de aferir a pressão arterial na tenda da saúde, que ainda disponibilizou vacinas contra Tétano, Hepatite B, HPV e distribuiu preservativos.

As crianças que participaram da ação também receberam orientação sobre escovação de dentes e ainda levaram escovas novas para casa. “Aqui tem muita coisa em nosso benefício, uma iniciativa muito acertada da Prefeitura”, disse Luzimar Lopes, moradora do Coroadinho.

OUTRAS AÇÕES

Neste sábado (12), a Prefeitura de São Luís estará mais uma vez no Hospital Aldenora Belo, apoiando a campanha Março Lilás, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir do câncer de colo uterino. No local, a Prefeitura realizará palestras, oficinas e vai levar mulheres da zona rural de São Luís para fazer o exame preventivo, garantindo dessa forma um maior alcance da campanha.

Ainda, no sábado, a Prefeitura intensificará a realização de exame preventivo no Hospital da Mulher (Itaqui Bacanga). Cinco salas estão organizadas para a atividade. No local, também ocorrerão oficinas e palestras para prevenção contra o câncer de colo do útero.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.