Secretários fazem balanço das ações de suas pastas

Durante a XII reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo, realizada nesta terça-feira (21), na casa de Veraneio de São Marcos, após fazerem um balanço das ações de suas pastas este ano, os secretários colocaram os cargos à disposição.

Ao vice-governador, João Alberto do Sousa, que coordenou os trabalhos da reunião, os secretários informaram que tomaram essa decisão para deixar à governadora Roseana Sarney mais à vontade para fazer as mudanças na administração.

Logo que soube dessa decisão, a governadora Roseana Sarney agradeceu a iniciativa dos secretários pelo gesto nobre de colocar os interesses do Estado acima dos pessoais.

Com base nos resultados apresentados por cada secretário e gestor estadual durante a reunião, o vice-governador João Alberto, afirmou que o Maranhão avançou muito este ano. “O trabalho do Conselho tem sido importante, pois possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas por cada secretaria e suas dificuldades. Para 2011 as perspectivas são grandes com a implantação de importantes projetos no Maranhão. Esperamos que o Conselho continue nesse caminho de entrosamento entre as equipes do governo”, ressaltou.

O secretário de Estado de Esporte e Juventude, Francisco de Sousa Dias Neto, entregou aos membros do Conselho um relatório de atividades das ações desenvolvidas no período de abril a dezembro. “Realizamos o maior de todos os Jogos Escolares Maranhenses, ampliamos de 32 para 64 o número de municípios participantes do JEMs, com a participação de mais de 50 mil atletas”, informou.

Ele disse ainda, que São Luís é candidato a uma vaga para ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014. “Estamos brigando para garantir essa vaga e temos grandes chances”. Ele apontou como positiva a parceria com o Governo Federal com a realização de dois programas, o Pró-Jovem Trabalhador e Pró-Jovem Urbano, que atenderam, respectivamente, 15 mil e oito mil jovens em 75 municípios maranhenses.

A pasta da Segurança Pública, uma das mais demandadas, apesar das dificuldades, apresenta avanços consideráveis. O secretário Aluísio Mendes disse que houve redução no número de assalto a banco. “Registramos o menor índice em relação aos últimos 12 anos. A média era de 25 assaltos a banco por ano e em 2010 foram quatro, uma redução de 93%”, apontou.

Ele também destacou a redução nos números de homicídio, os investimentos feitos para aquisição de 680 novas viaturas e de um moderno helicóptero, além do aumento do efetivo com a nomeação dos excedentes do concurso de 2006, total de 110 agentes civis efetivados em agosto e outros 390 policiais militares que vão estar na ativa em janeiro de 2011.

Aluísio anunciou que governadora Roseana Sarney já sinalizou para a realização de concurso na área de segurança, para contratação de mil policiais militares, 200 policiais civis e 200 agentes penitenciários. Além disso, o Ministério da Justiça, em parceria com o Estado, pretende construir cinco novas penitenciárias que vão ser implantadas em Pinheiro, Bacabal, Santa Inês, Barra do Corda e Imperatriz. “Serão 1.200 novas vagas no sistema penitenciário, o dobro da capacidade existente hoje”, revelou.

O secretário de Estado de Saúde, Márcio Leite, também fez um balanço positivo do trabalho realizado este ano. “A avaliação feita pelo nosso controle de metas mostra o alcance acima de 80% das metas cumpridas”, anunciou.

Ele apontou como essencial a entrega das novas UTIs neonatais, apontado como uma situação crítica, mas que se tornou uma ação efetiva do Governo do Estado. “São 62 leitos de UTI neonatais em seis meses, o que representa uma média de 10 leitos de UTI neonatal\mês”, destacou.

Outras ações voltadas para a promoção da saúde também foram citadas como o Programa do Leite que já garante a distribuição de 46 mil litros de leite\dia e os programas de controle de endemias, que tiveram avanços significativos, especialmente a AIDS. “A rede de serviços está funcionando normalmente, precisamos agora partir para o aprimoramento. O planejamento das ações será entregue à governadora para o seu próximo governo, período 2011-2014”, disse José Márcio Leite.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.