Secretários de Educação consideram programas do Governo essenciais para a melhoria do ensino no Maranhão

Os Programas ‘Escola Digna’, ‘Apoio ao Transporte Escolar’ (Peate) e de ‘Regularização do Fluxo Escolar’ (Avança), que tiveram ênfase em sua execução durante a gestão do governador Flávio Dino para elevar os indicadores educacionais maranhenses e garantir o acesso e permanência de milhares de estudantes, foram avaliados positivamente pelos secretários de Educação de vários municípios do Maranhão, durante o ‘Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação’, realizado na sexta-feira (27).

De acordo com os gestores municipais de educação, o regime de colaboração pactuado entre Estado e municípios é o principal vetor para melhorar os índices educacionais em todos os níveis de ensino, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Os secretários destacaram que anteriormente os municípios necessitavam do apoio, que agora estão recebendo do Estado.

“Novos gestores estão entrando e precisam estar conscientes daquilo que a gestão estadual está realizando pela Educação. Nosso município ganhou do Governo um ônibus escolar, recentemente, e isso foi essencial para resolver um dos nossos problemas, que é o transporte escolar. Agora estamos pleiteando ações do ‘Escola Digna’ como construção de escola para melhorar ainda mais a educação”, destacou a professora Natália Vieira Nogueira, secretária de Educação de Bela Vista.

O secretário de Educação de Centro Novo do Maranhão, Edvaldo Costa, observou que o apoio ao transporte escolar é primordial para os municípios. “A parceria do governo neste momento é importante porque temos uma demanda de alunos muito significativa na zona rural e o recurso do Programa Estadual do Transporte Escolar [Peate] nos ajudará muito. Para nós, essa parceria do Governo é a garantia de melhores condições para que os nossos alunos cheguem às escolas. Além disso, destaco também as escolas dignas que estão sendo construídas em nosso município. Elas darão mais condições de estudo aos nossos estudantes da zona rural”, frisou.

Fábio Rondon, secretário de Educação de Paço do Lumiar, também destacou os programas estaduais que tem ajudado os municípios na melhoria do ensino e garantia de condições dignas para os estudantes. “O regime de colaboração é importantíssimo para que avancemos e melhoremos os nossos índices. Hoje os municípios que compõem a Região Metropolitana [de São Luís] demandam atenção e o nosso desejo é andar junto com o Estado para que possamos desenvolver ações como a correção de fluxo escolar e o Governo será nosso parceiro nesse trabalho”, disse.

 

Secretários municipais de educação do Maranhão avaliaram programas educacionais desenvolvidos na gestão do governador Flávio Dino. (Foto: Lauro Vasconcelos)

Secretários municipais de educação do Maranhão avaliaram programas educacionais desenvolvidos na gestão do governador Flávio Dino. (Foto: Lauro Vasconcelos)

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.