Secretário Jefferson Portela participa da 66ª reunião do Consesp no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), uma comitiva da segurança pública maranhense liderada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, participou da 66ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Porto Alegre (RS). O evento ocorre no Hotel Plaza São Rafael, que ainda contará com as presenças do Ministro da Justiça e Segurança Pública Torquato Jardim e Secretário Nacional de Segurança Pública, General Carlos Cruz.

Além do Secretário Jefferson Portela, que também ocupa o cargo de presidente do Consesp, o Maranhão estará representado pelo Delegado Geral da Polícia Civil Lawrence Melo, do Superintendente de Polícia Técnico Científica Miguel Alves e do Subcomandante da Polícia Militar, Jorge Luongo.

Em pauta, serão debatidas as contribuições de cada estado na formulação de um conteúdo da Política Nacional de Segurança Pública junto ao governo federal no nivelamento do Plano Nacional de Segurança Pública. Tal nivelamento será analisado internamente pelas entidades, além disso serão apresentadas sugestões e demandas de cada setor da segurança.

No encontro ainda serão abordados temas como o atual cenário da segurança pública no país, a integração entre a união, estado e municípios, uso de novas tecnologias no sistema penitenciário e a importância do mecanismo de videomonitoramento nas ações da pasta de segurança pública.

Na condição de presidente do colégio, Jefferson Portela disse que o encontro é uma oportunidade que os secretários têm para debater mecanismos a serem desenvolvidos em seus respectivos estados, além de avançar nas negociações no processo de diálogo e articulação iniciado em 2016, onde o até então ministro Alexandre de Moraes recebeu um relatório contendo prioridades para o setor da segurança pública no Brasil.

“É um encontro de extrema importância, pois aqui podemos contribuir por meio de técnicas que estão sendo muito bem desenvolvidas, e que estão dando bons frutos no que se diz a respeito de combater as ações criminosas. A reunião tem a finalidade de fazer uma troca de projetos, e apresentação de excelentes trabalhos executados pela pasta da segurança pública em nosso país”, disse Jefferson Portela.

A 66ª Reunião Ordinária do Consesp e os encontros do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC) e do Conselho Nacional de Perícia Criminal ocorrerão em paralelo ao 7º Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública. O evento debaterá as tendências, desafios e perspectivas do que há de mais moderno no mercado mundial, bem como o intercâmbio de informações do que já está sendo desenvolvido em todo o país.

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.