Secretaria de Saúde prepara estrutura especial para atendimento de saúde aos foliões de Timon

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá manter uma estrutura de retaguarda para atendimento aos brincantes durante o ‘Zé Pereira’, nos dias 27 e 28 de janeiro. Instalado na UPA de Timon, o posto funcionará com equipe médica, corpo administrativo e uma ambulância para atender ao público e foliões, durante o tradicional evento do pré-carnaval da região.

Na unidade de urgência e emergência o atendimento será reforçado, com esquema diferenciado da rotina normal, segundo destacou a diretora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon, Ana Patrícia Bringel Resende. “Nós pensamos em garantir a todos os foliões de nossa cidade uma maior tranquilidade durante Zé Pereira, um evento que envolve muitas pessoas. Por isso, para não prejudicar o atendimento normal da unidade, a estrutura estará apta para atender a demanda normal e uma provável demanda extra no período da festa no final de semana”, explicou.

Segundo a diretora administrativa, o esquema vai funcionar durante todo o final de semana. “A ideia é preparar as unidades de urgência e emergência para receber os atendimentos conforme as especialidades para as quais são referências, mas também ter unidades de apoio e leitos de retaguarda, caso haja necessidade”, disse.

A estrutura contará com sala equipada com materiais e medicações necessárias para o primeiro atendimento, além de duas ambulâncias disponíveis para eventuais transferências dos casos mais graves. Além disso, uma equipe extra, formada por um médico cirurgião, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, estará à disposição durante os dois dias de folia.

Para o serviço especializado, a UPA de Timon conta com o apoio da Secretaria do Estado de Saúde para aumento dos insumos que serão usados para um melhor atendimento aos pacientes. “Hoje a UPA funciona com oito leitos na sala amarela e quatro na sala vermelha, temos Raio X e exames de laboratório 24 horas, enquanto que no plantão ficam dois clínicos, dois pediatras e um médico intensivista responsável pela a sala vermelha e amarela. Por causa do evento, vamos aumentar o número de médicos no plantão para garantir a fluidez do atendimento”, afirmou James Ricardo, diretor médico da UPA de Timon.

Em média, a UPA de Timon atende cerca de 350 pacientes por dia, sendo a maior parte dos atendimentos clínicos e com poucos casos de vítimas de trauma.

Durante o Zé Pereira, foliões dos municípios de Caxias, Parnarama, Matões e de Teresina (PI) costumam passar pelo evento. São esperados 50 mil brincantes por dia de festa no município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: governo do estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.