Promotor Márcio Thadeu ganha cidadania maranhense

O Promotor de Justiça, Márcio Thadeu Silva Marques (infância e juventude) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, o Título de Cidadão Maranhense em solenidade na Assembléia Legislativa do Maranhão. A homenagem foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS) em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo promotor de justiça na defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes maranhenses. “Para mim é grande a satisfação de ser autora de uma homenagem para este nobre homem que para mim é uma marco, um ícone, não só para São Luís, mas para todo o Estado do Maranhão, no que se refere à garantia dos direitos da criança e do adolescente. Precisamos ter mais pessoas compromissadas e que tenham este olhar sensível para as crianças do nosso estado”, ressaltou deputada Eliziane Gama.

Márcio Thadeu é natural de Brasília (DF) e é o titular da 1ª Promotoria Especializada da Infância e da Juventude na cidade de São Luís, desde maio de 2007. Como promotor tem se destacado como defensor dos direitos da infância e juventude do Maranhão.

A solenidade de entrega do título foi presidida pelo deputado Domingos Paz e contou com a presença de várias autoridades entre elas o Procurador Geral em exercício, Dr. Eduardo Jorge Nicolau Heluy; os Procuradores de Justiça, Dr. Raimundo Nonato Carvalho, Dr. Francisco Barros e Dr. Teodoro Peres Neto; o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, José Américo Abreu Costa; presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, Dra. Edma Cutrim e a presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Dra. Doraci Moreira, além de familiares e amigos do promotor.

Durante a Sessão Solene, deputada Eliziane Gama fez breve relato sobre a trajetória, cargos públicos ocupados e militância em prol da garantia dos direitos da criança e adolescentes. A deputada destacou a importância do papel do promotor de justiça nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito de Combate a Pedofilia. “A CPI da Pedofilia desta Casa teve um resultado relevante, mas nada seria se não tivesse a sua ajuda e contribuição do Dr. Márcio como fiscal da fiscal da lei, por isso quero parabenizá-lo pelo trabalho em uma área tão importante que é a garantia de direitos das crianças e adolescentes”, frisou.

Emocionado, Dr. Márcio Thadeu fez menção ao poeta Gonçalves Dias, e a outros nomes da literatura maranhense para falar sobre o que ser maranhense e reafirmou o compromisso com as causas da infância do Maranhão. “Recebo a imensa honraria e assumo a responsabilidade mais uma vez a responsabilidade de lutar pela democracia e direitos humanos neste Estado”, afirmou.

O promotor agradeceu a Assembléia Legislativa e a todos os membros do Ministério Público e as entidades, fóruns e ONGs que trabalham com as causas da infância e dos direitos humanos no Maranhão. Ele também foi homenageado pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.