Projeto de lei proíbe apreensão de veículo por IPVA atrasado

Veículos com o IPVA atrasado não poderão ser retidos, apreendidos ou recolhidos. É o que prevê o projeto de lei 099/2017, que está em tramitação na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso (PP).

Ao justificar o projeto, o deputado Wellington citou o artigo 150 da Constituição Federal que veda a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios “utilizar tributo com efeito de confisco”.

De acordo com o Projeto, o Estado possui mecanismos legítimos para fim de cobrança de tributos, a exemplo da inscrição do inadimplente na dívida ativa e ainda proceder com execução fiscal e não necessariamente o recolhimento do veículo.

“O Estado não pode confiscar o veículo. Pode cobrar do contribuinte na esfera administrativa e recorrer ao Judiciário, que faz a execução do pagamento. Agora, recolher o veículo somente porque o IPVA está atrasado não é uma prática correta. É esse o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, baseando-se na Constituição Federal. Assim, contamos com a sensibilidade dos demais deputados para que tal proposta seja aprovada e livre a população dessa violação de direitos”, pontuou Wellington.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.