Projeto brasileiro que promove acesso à água é premiado na Alemanha

 

 

O projeto consiste na construção de 1,2 milhão de cisternas na região semiárida do Brasil e no abastecimento com água para o consumo e para a agricultura

 

 

Um projeto brasileiro de luta contra a degradação do solo e a desertificação foi premiado nesta terça-feira (22) pela organização alemã sem fins lucrativos World Future Council (WFC). As informações são da Agência EFE.

 

O Programa Cisternas recebeu o Future Policy Award (Prêmio de Política do Futuro) de prata, entregue pelo WFC em colaboração com a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (UNCCD) pelo seu apoio à coleta de água de chuva e à introdução de novas tecnologias sociais para promover o acesso à água.

 

O projeto, que consiste na construção de 1,2 milhão de cisternas na região semiárida do Brasil e em abastecer com água para o consumo e para a agricultura, beneficiou milhões das pessoas no país, destaca a UNCCD em um comunicado.

 

Já o Future Policy Award de ouro deste ano foi para a Etiópia e seu modelo de industrialização agrícola sustentável, com o apoio de campanhas de mobilização e a política de “uma terra para a juventude: mais gente e menos erosão”.

 

Este prêmio para a região etíope de Tigré “representa uma importante e motivadora mensagem: mostra como uma pequena região em um país de vulnerabilidade climática pode encontrar uma via inteligente e altamente efetiva para combater de maneira eficiente a mudança climática”, declarou Alexandra Wandel, diretora-gerente do WFC.

 

Também recebeu o prêmio de prata a lei chinesa de prevenção e controle da desertificação, a primeira com essas características no mundo.

 

A organização também concedeu o World Future Award de bronze aos programas de zonas indígenas protegidas e de guardas florestais indígenas na Austrália, às estratégias atualizadas de pastagem na Jordânia e à iniciativa “Nigerianos alimentam nigerianos”, do Níger, destinada à segurança alimentar, ao desenvolvimento agrícola sustentável e a combater a degradação do solo.

 

A entrega dos prêmios acontecerá em uma cerimônia durante a conferência da UNCCD, que será realizada na China entre 6 e 16 de setembro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: MA10

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.