Programa Mais Estágio já tem cerca de 5 mil inscritos

 

Em menos de duas semanas, o Programa Mais Estágio já atingiu a marca de 4.857 inscrições. O número é quase dez vezes o total de vagas oferecidas inicialmente pelo Governo do Maranhão em parceria com agências de estágio e empresas para estudantes em todo o estado.

 

O programa foi lançado no dia 11 de agosto com 500 vagas de estágio não-obrigatório remunerado, voltadas para alunos de ensino médio da rede pública e privada, com idade a partir dos 16 anos. Quem vem de escola pública tem a preferência nas vagas.

 

Governo lança Mais Estágio para oportunizar experiência profissional e remunerada a estudantes. (Foto: Gilson Teixeira)

Secretário Felipe Camarão durante lançamento do Mais Estágio. (Foto: Gilson Teixeira)

 

 

 

 

 

A meta do governo é aumentar as vagas para mais de mil até o início de 2018, segundo o secretário de Educação, Felipe Camarão. O objetivo é atender a demanda reprimida dos anos nos quais a oferta de estágio foi interrompida pela justiça.

 

“O programa estava parado no Maranhão porque, no passado, o estágio foi desvirtuado e feito de emprego, com estudantes em desvio de função”, diz Camarão.

 

Parado desde 2000, o programa foi retomado este ano após diálogo do governo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que resultou em decreto estadual, em reforço à lei federal 11.788, também conhecida como Lei do Estágio.

 

Acompanhamento

 

Segundo a supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no Maranhão, Raphaele Barcelos, o cuidado vem desde a abertura da vaga de estágio, com atividades que contribuam para o aprendizado do estudante.

 

Após a contratação, a agência faz visitas periódicas à empresa para acompanhar o desenvolvimento do estagiário no desempenho das funções, além da fiscalização também realizada pela escola onde o estudante é matriculado.

 

No dia a dia, o estagiário conta com o auxílio de um supervisor, profissional destacado pela empresa com experiência ou formação específica na área de atuação do estudante. “Nosso papel é auxiliar esses estudantes, não só jogá-los no mercado de trabalho. Nosso trabalho, juntamente com as escolas, é prepará-los para ter uma vida profissional bem-sucedida”, afirma Raphaele.

 

Governo lança Mais Estágio para oportunizar experiência profissional e remunerada a estudantes. (Foto: Gilson Teixeira)

Governo lança Mais Estágio para oportunizar experiência profissional e remunerada a estudantes. (Foto: Gilson Teixeira)

Vantagens

 

O superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi, Marco Antônio Moura, destaca as vantagens do programa de estágio para estudantes e empresários: “Para o aluno, é uma oportunidade de conhecer o ambiente empresarial e ter um norte sobre a carreira a seguir no futuro”.

 

“Ao contribuir para a formação profissional do jovem, a empresa pode efetivá-lo com uma margem de erro muito menor, pois a avaliação de seu desempenho será mais assertiva”, explica Marco Moura. “O investimento em treinamento desse profissional, já inserido na empresa, também será menor”, completa.

 

Mais Estágio

 

As vagas ofertadas pelo Mais Estágio têm regime de trabalho de quatro a seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, com possibilidade de redução de carga horária ou dispensa em períodos de prova, desde que o aluno avise a empresa com antecedência.

A média de remuneração mensal é de um salário mínimo, mas algumas empresas chegam a pagar até R$ 1.500,00. Para mais informações, acesse o site: www.educacao.ma.gov.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.