Profissionais da Força Estadual de Saúde participam de oficina de planejamento

Profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) – que desenvolvem suas atividades nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – estão participando, em São Luís, da oficina de acompanhamento e planejamento de ações que começou nesta segunda-feira (19) e vai até quinta-feira (22). O encontro, coordenado pela Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza capacitações permanentes.

Coordenadora da Fesma, Waldeise Pereira disse que estes encontros para planejamento de novas metas são bimestrais, divididos em grupos de 15 municípios. “É a forma de melhorar a qualidade dos atendimentos nos municípios, através dessa qualificação bimestral. Com isso, fazendo uma abordagem conjunta com os profissionais de cada uma destas cidades”, justificou. Este é o primeiro encontro realizado este mês com profissionais da Fesma. A próxima turma está prevista para participar do planejamento no período de 26 de fevereiro a 1º de março.

A oficina reúne também profissionais da Câmara Técnica de Apoio Interinstitucional, tutores e facilitadores da planificação para acompanhamento do processo de trabalho e discutir a organização da gestão da Atenção Primária de Saúde nos municípios do Plano Mais IDH.

A enfermeira Maria Helena, desenvolve suas atividades no município de Itaipava de Grajaú. Ela disse que, além do foco de atendimentos – que são as gestantes, criança menor de 1 ano, idosos, hipertensos, diabéticos e portadores de hanseníase –, ela faz atendimento específico na sede e nos povoados. “Estamos sempre nos doando para melhorar e implantar novos atendimentos que contribuam para a melhoria dos indicadores de saúde. Nessa etapa da qualificação voltamos a atenção para a realização de um plano de intervenção consistente”, adiantou Maria Helena.

Novas ações

No auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os motoristas da Fesma participaram de oficinas de saúde do trabalho, saúde mental, nutrição e direção defensiva com atividades educativas de agentes municipais de trânsito. A capacitação teve início nesta terça-feira (20) e se estende até a quarta-feira (21).

Para Waldeise Pereira, a realização das atividades tem a função de promover o bem-estar físico e emocional dos motoristas da Fesma. “Eles tem um valor tão grande, por isso estamos trabalhando a saúde mental, a saúde nutricional que é muito importante e a direção defensiva nesse encontro”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.