Professor da rede estadual lança livros e convida o público leitor a uma viagem pelas memórias afetivas com a Baixada Maranhense

O ‘Canto calado’ e ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’ são os dois livros escritos e lançados, nesta sexta-feira (06) pelo escritor José Carlos Gonçalves Filho, que, também, é professor de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura Brasileira e Portuguesa, do Centro de Ensino Anjo da Guarda, escola da rede estadual de ensino, no bairro homônimo.

O livro ‘Canto calado’ reúne poesias, muitas delas inspiradas nos Verdes Campos que circundam a cidade de Pinheiro, sua terra natal, na Baixada Maranhense. Já a outra publicação intitulada ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’ trata de uma prosa-poética.

Professor Zé Carlos entre amigos e colegas de trabalho

Na última obra, o autor aborda o surgimento de Pinheiro, a chegada dos padres, a passagem dos bandos ciganos, o medo da chegada do cangaceiro Antônio Silvino, os loucos que amedrontavam as crianças, as amizades sinceras, os velhos costumes. Tudo isso em uma linguagem universal, que permite a identificação, principalmente, de quem nasceu no interior e foi tentar melhores condições de vida em centros maiores. Com temática social e elementos do lirismo, a obra apresenta infância, saudosismo, introspecção, críticas, denúncias, melancolia, relações familiares e mais a ser descoberto pelos novos leitores.

“O livro em prosa é um resgate da minha infância, principalmente, marcada pelas andanças à beira do Rio Pericumã e pelos povoados, que cercam a sede do município. A inspiração é fruto da saudade da minha terra-mãe e do afã de resgatar acontecimentos, crenças e pessoas que muito me marcaram”, destaca o autor.

O professor José Carlos é formado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desde cedo despertou o prazer pelo mundo da literatura. Escrever e publicar um livro de poesia era um dos seus maiores sonhos.

O livro foi lançado no Centro de Ensino Anjo da Guarda (CEAG) /Farol da Educação. A noite de autógrafos reuniu a comunidade escolar, familiares e amigos, entre eles alguns escritores e representantes da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, que fizeram questão de prestigiar o momento.

“Foi um momento radiante e motivador para nós que fazemos o C.E. Anjo da Guarda, porque é a realização de um sonho de um professor, que é muito querido para esta comunidade escolar. Foi muito gratificante poder fazer parte da organização e deste momento tão especial”, disse Eliene Moraes, gestora geral do C.E. Anjo da Guarda.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.