Professor dá dicas e conselhos de como ler de forma eficiente

Clássicos da literatura, livros acadêmicos, artigos científicos… Em alguns momentos, ler pode ser uma atividade difícil e desgastante, até mesmo para quem a tem como um hobbie pessoal. O professor André Lisboa, que atualmente produz conhecimentos e capacitação junto ao Instituto Valor e Verdade, disse que as dificuldades de realizar uma leitura de qualidade.

Segundo ele, “uma leitura eficiente é uma atividade que não se resume ao processo de decifrar o significado das palavras ou de uma frase. É a leitura capaz de engrandecer, em conhecimento e em compreensão, aquele que a executa. Trata-se da perfeita captação da mensagem de um livro, mas sobretudo uma ação cognitiva de decifração que resulta da completa vontade de alguém em tentar compreender um livro. É a leitura para aprendizagem, que gera um novo conhecimento e uma nova forma de entender o mundo”.

Considerando seus conceitos iniciais, André aponta que o primeiro ponto para avaliar se a leitura do texto foi realizada com qualidade é a capacidade de se entender o que foi dito no texto. “O segundo parâmetro [para essa avaliação] é a capacidade de se resumir esta mensagem em uma sentença verbal, falada ou por escrito. Leio eficientemente quando consigo, não apenas decodificar, mas repassar a outra pessoa o conteúdo de um texto, de um livro”, continua ele, apontando que há uma falha no processo educacional, que é um dos fatores de maior influência na qualidade da leitura realizada por jovens e adultos.”Muitos de nós sofremos com a uma educação ineficiente, sabemos que sempre nos falta algo, que há uma lacuna em nossa formação. Isto fica evidente quando depois de muito tempo que saímos da escola ou da faculdade e nos dispomos a estudar algo. Acredito que a capacidade de se ler eficientemente é esta lacuna”, diz ele. E muitos dos jovens, ainda na escola, não desenvolvem o estímulo a leitura. Segundo dados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, 54% dos alfabetizados não lê romances, contos e poesias por vontade própria.

Na opinião do professor André Lisboa, para se ler de forma eficiente, é preciso exercício e pesquisa. Ele diz que ” é preciso ler muito, mas sobretudo ir descobrindo métodos de leitura e aprendizagem. Pensamos que logo depois da alfabetização já estamos capacitados para ler e que as aulas de português são suficientes. A questão é que não são. Os professores de todas as disciplinas têm de ser professores de leitura. Seja de matemática, de física, de biologia. Cada uma dessas áreas exercita diferentes capacidades cognitivas e diferentes formas de leitura e interpretação. A nossa compreensão dos textos decorre de sermos preparados para entender conteúdos diferentes e do uso correto de nossas capacidades cognitivas. Como resolver um problema de física sem usar a imaginação, por exemplo? Se não induzirmos nossos alunos a ler um texto, fechar os olhos e a imaginar um problema, como eles poderão entender uma questão de vestibular de física? Veja, a leitura é uma atividade que decorre de muitos hábitos individuais, que precisam ser treinados à exaustão. Quantos de nós treinamos todos os dias? Quantos investigamos formas de ler melhor? Muitos poucos. Minha expectativa é ajudar as pessoas a crescerem nesse campo da preparação para a vida dos estudos”, questiona.

Ele aconselha a, primeiramente, identificar as dificuldades que se tem com a leitura. “Reconhecer em que estágio você parou de aprender a ler”, complementa. A segunda dica é buscar dicas sobre como ler e mudar a postura que até então estava sendo tomada sobre o assunto. “[É importante] Tornar-se alguém que quer descobrir mensagens por trás das frases. Tomar o domínio de sua ação, como gosto de dizer. Outra dica é procurar ler sempre livros e conteúdos que vão engrandecer a sua vida de forma positiva. Ler os clássicos, ler sobre a história de sua cidade, ler sobre ética e vida moral, literatura de alto nível. É preciso reservar-se com humildade quando nos dispomos a ser um leitor”, explica.

Para orientar e dar dicas a maranhenses sobre o desenvolvimento da capacidade de ler de forma eficiente, o professor ministrará a oficina Leitura Eficiente na próxima segunda-feira (28), na Livraria Leitura, do São Luís Shopping, no horário das 18h30 às 21h30. Ele também recomenda outros trabalhos seus na área: “tenho também alguns textos com mais dicas no site do Instituto Valor e Verdade, por meio do qual realizo cursos e oficinas nas áreas de Filosofia e Educação. Que sempre leiamos cada vez mais”.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.