Previsão aponta mais pancadas de chuvas para capital maranhense

Voltou a chover forte sobre o litoral do Maranhão e São Luís ficou alagada. Choveu mais de 100 mm em menos de 24 horas em algumas áreas da cidade. No Jardim Alemanha foram acumulados 105,6 mm de chuva em 12 horas, entre 3 horas da madrugada e 15 horas, hora de Brasília, pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 47,0 mm entre 9 horas do dia 13 e 9 horas de 14 de março.

Chuva, que caiu nesta quarta-feira (14), causou transtornos aos motoristas que trafegavam no Anel Viário.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganharam força sobre o litoral do Maranhão depois de terem enfraquecido no começo de março. A ZCIT é o principal sistema meteorológico que atua no período chuvoso sobre o Maranhão.

Um  Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN ) se aproxima do Nordeste nesta quinta-feira (15). Isto vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva em muitas áreas da Região.

O VCAN vai deixar grande parte do Nordeste com pouca chance de chuva pelo menos até o domingo. Mas no Maranhão, as nuvens carregadas continuam se formando e provocam pancadas de chuva com raios por todo o estado. O sol também vai aparecer nos próximos dias, mas estas pancadas podem ser fortes inclusive sobre São Luís.

Alagamentos foram registrados ontem em diversos pontos da capital, inclusive na Avenida dos Africanos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.