Presidente da Ebserh anuncia investimentos no HU-UFMA

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, visitou, nesta terça-feira, 3, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Na sua comitiva estavam também o superintendente do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (PA), Paulo Roberto Amorim e o superintendente em exercício do Hospital Universitário Getúlio Vargas (AM), Luiz Carlos de Lima.

No fim da manhã foi realizada uma reunião em que o presidente comunicou o objetivo da visita às lideranças e chefias do HU-UFMA, apontou avanços na gestão dos hospitais universitários e explicou sobre projetos futuros. “A primeira razão para a minha visita novamente ao HU-UFMA é para que eu possa conhecer de perto o que não consegui ver em um outro momento, a Unidade Materno Infantil. Já, nesta ocasião, podemos perceber a importância de investir na busca de melhorias do atendimento, a exemplo, da construção de um centro cirúrgico ginecológico e de uma hemodiálise voltada para o público infantil”, pontuou Kleber Morais.

O presidente também se dispôs a conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição para avaliar a possibilidade de fazer parte do edital que a Ebserh conquistou junto ao Ministério da Saúde. O edital prevê a realização de um grande evento em Brasília, no início do segundo semestre, voltado para a aquisição de recursos de fomento às pesquisas.

“Foi um dia intenso e assim será nos demais hospitais que estarei visitando nesses seis últimos meses de gestão. É, para mim, durante todo o período que estou à frente da Ebserh, um prazer poder conhecer de perto os hospitais, perceber a realidade de cada um. A razão de existir dela – Ebserh -, são os hospitais e estamos aqui para possibilitar que eles funcionem plenamente”, reforçou o presidente.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a presença de todos e destacou que ocasiões como essa são fundamentais para o fortalecimento da rede. “Esse é um momento importante que nos permite a troca de informações, dividir um pouco do que fazemos, ouvir o que eles trazem para nós é muito rico e assim vamos buscando, mutuamente, melhorias visando impactar positivamente os serviços prestados aos nossos usuários”.

O presidente manifestou, ainda, a intenção de que a Ebserh lidere um grande programa que visa dar uma contribuição social ao estado de calamidade gerado pela imigração, verificada principalmente em Roraima. Segundo ele, a situação vai se estender, em algum momento, para as demais regiões do país e é necessário agir antes que isso ocorra. “A proposta é fazermos uma ação, a exemplo da “Ebserh Solidária” realizada no ano passado, mas com esse novo foco. Ainda estamos desenhando esse projeto e é por isso que a participação dos gestores dos hospitais do Amazonas e do Pará são fundamentais no processo”, frisou.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.