Prefeitura disponibiliza postos de saúde para a Campanha Nacional de Multivacinação

Fonte G1

A Prefeitura de São Luís disponibilizou em todas as 63 unidades de saúde do município, as 14 doses de vacinas que estão inclusas na Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada nesta segunda-feira (11) em todo o Brasil, pelo Ministério da Saúde. A campanha será realizada até o dia 22 de setembro.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos são o público-alvo da campanha que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e sensibilizar para a importância de manter em dia o calendário. As unidades de saúde de São Luís irão funcionar das 8h às 17h, até o dia 22 de setembro, dia final da campanha. O dia ‘D’ de vacinação acontece no nesse sábado (16).

Na lista de vacinas disponíveis estão a BCG, Hepatite B, VIP (Vacina Inativada da Poliomelite), VOPb (Vacina Oral da Poliomelite Bivalante), Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicela (atenuada), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (para crianças menores de sete anos); Hepatite B, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

A vacina contra o HPV devem ser vacinadas meninas a partir dos nove anos e meninos a partir dos 11 anos. Quem já tomou a primeira dose, deve estar com intervalo de seis meses para que possa tomar a segunda dose. Ao G1, a Secretaria Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esclareceu que por se tratar de uma campanha para atualização de vacinas, não há uma meta fixada de cobertura.

“É necessário sim que melhore a cobertura vacinal, ela é baixa como em todo o Brasil. Então é necessário que as famílias dê uma atenção maior, nós estamos disponibilizando justamente de uma forma geral, junto com o calendário nacional o dia 16, que é um sábado e as famílias estão em casa e podem passar nos postos com sala de vacina para fazer essa revisão, essa atualização e estamos preparados para avaliar e atualizar a carteira das crianças e adolescentes. De todas as pessoas que forem fazer a atualizar”, explica a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo.

Prefeitura de São Luís disponibiliza vacinas durante Campanha Nacional de Multivacinação. (Foto: Divulgação)Prefeitura de São Luís disponibiliza vacinas durante Campanha Nacional de Multivacinação. (Foto: Divulgação)

Prefeitura de São Luís disponibiliza vacinas durante Campanha Nacional de Multivacinação. (Foto: Divulgação)

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.