Porto Franco recebe projeto itinerante de recebimento de embalagens de agrotóxicos vazias

Após a mobilização de produtores rurais em seis povoados de Porto Franco, o governo estadual, por meio da Unidade Regional Imperatriz da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA); a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart) e a Secretaria de Agricultura Municipal promoveram o Dia ‘D’ do Recebimento Itinerante (RI), no dia 30 de janeiro, durante o qual foram devolvidos 173 kg de embalagens vazias de agrotóxicos.

Como parte da ação, nos dias 19, 21 e 22 de janeiro, os fiscais agropecuários da Aged/MA ofereceram palestras educacionais para cerca de 150 produtores, onde trataram da importância do uso correto de defensivos agrícolas e da devolução de embalagens vazias destes produtos.

“Muitas vezes, pequenos e médios agricultores não cumprem com a obrigação de devolver essas embalagens dentro do prazo legal de um ano por falta de informação. Esse projeto, que casa palestras com o Recebimento Itinerante, além de conscientizá-los, oferece uma oportunidade para a retirada dessas embalagens de dentro de suas propriedades para a devolução em seu município”, explica a fiscal agropecuária, André Gonçalves Ferreira.

O Recebimento Itinerante de Porto Franco, que contou com postos de coleta nos povoados Coité, São Miguel, Vereda Secae Assentamentos São Raimundo, Oziel e Maravilha, foi o primeiro da Unidade Regional Imperatriz da Aged/MA em 2017.

“Iniciamos nossa programação de RIs para o ano de 2017 com o pé direito. Tenho certeza que esse ano vamos superar nossas expectativas no que diz respeito ao recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos por meio desse projeto”, declarou o gerente da Aciart, Lourival Sousa.

Está prevista a realização de um Recebimento Itinerante por mês nos municípios que compõem a Regional Imperatriz como uma forma de auxiliar os produtores que não têm condição de devolver suas embalagens na Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos mais próxima, situada em Imperatriz.

“Devolver as embalagens de agrotóxicos aqui dentro do povoado tem facilitado nossa vida. Agente não gosta de queimar ou deixar jogado, mas antes não tínhamos o que fazer com elas. Agora agente já sabe que tem que devolver”, disse agricultor do Assentamento Maravilha, Gilberto da Silva Lima.

Dia ‘D’

Os produtores de Porto Franco mobilizados pela Aged/MA tiveram 10 dias para devolver suas embalagens nos seis postos de recebimentos instalados pela Agência. O encerramento do projeto, o Dia ‘D’, foi marcado por um circuito da saúde, realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Crest). O evento reuniu 70 produtores e ofereceu exames de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra tétano, entre outros.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

                                                  ALICE MENDES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.