População comemora entregas de novas unidades plenas do Iema no Maranhão

“Para mim é um prazer imenso poder ter minha neta como aluna dessa escola. É um privilégio muito grande, um avanço grande que nós vamos ter daqui para frente em Coroatá”, disse Milma Rocha, avó de uma das beneficiadas com as recentes entregas de unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) no estado.

Em seguimento a política de ampliação do ensino integral, o Governo do Estado inaugurou Iemas nos municípios de Axixá e Coroatá, na ultima segunda (20) e terça-feira (21). Na quinta-feira (23), será inaugurada a unidade do Iema em São José de Ribamar. Enquanto no dia 4 de março, a população de Timon irá conhecer a unidade plena do Iema na cidade, onde os estudantes vão ter acesso ao ensino médio e a uma formação profissionalizante da sua escolha. Os investimentos nos Iemas prosseguem até 2018, quando o Governo do Maranhão pretende implantar o total de 23 unidades plenas do Iema.

Para Milma Rocha, que além de ser avó de uma das estudantes desse novo modelo de ensino é gestora escolar, o Iema representa um futuro melhor para a juventude de Coroatá. “Aqui, os alunos vão ficar durante o dia e sair da marginalidade, porque nós estamos perdendo nossos alunos, os nossos jovens para a marginalidade. Então, aqui eles vão ter tempo de ficar, de se qualificar e não escapar para as ruas”, falou.

Expectativas

Neta de Mila, Aline Eduarda falou sobre suas expectativas em relação à nova escola. “Espero que possa me ajudar bastante, no meu aprendizado, para eu me desenvolver mais, e que quando eu sair daqui eu possa já estar com um emprego, e possa também passar em vários vestibulares”, disse a aluna, prestes a ingressar no 1º ano do curso de Avicultura do Iema Coroatá.

Entrega do Iema em Axixá pelo governador Flávio Dino foi comemorada pela população. (Foto: Handson Chagas/Secap)

Matriculado na unidade plena de Axixá, Júlio César Santos Moraes também festejou a chegada da instituição em sua cidade. “A gente estava precisando. As crianças aqui têm que estudar em uma escola melhor, aprender mais coisas. Acho que vai ser melhor porque, antigamente, a gente precisava se deslocar para São Luís para fazer esses cursos e, aqui, mais perto, vai ser tudo melhor, tudo mais fácil para a gente”, declarou o estudante.

Mais oportunidades

As unidades plenas do Iema inauguradas nesse início de ano são escolas amplas e bem equipadas, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório e quadra poliesportiva. Cada nova unidade poderá atender a 160 alunos, o que triplica a oferta de vagas em comparação ao ano passado, totalizando 1.050 estudantes matriculados este ano.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou a importância das inaugurações. “É um momento de alegria porque nós conseguimos cumprir nosso programa de governo, nossa meta de implantação, e ao mesmo tempo trazemos oportunidades educacionais para mais maranhenses, para a nossa juventude. Para nós é motivo de orgulho estarmos nessa caminhada, inaugurando mais essa unidade de educação profissionalizante do Maranhão”, frisou.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO!

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. CARLOS diz

    PELA FOTO NÃO VI —-RAMPA DE ACESSO A —CADEIRANTE— existe esta rampa ???????

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.