Pilates laboral é grande aliado a cotidiano corporativo

Educadora física explica vantagens de manter os exercícios em rotina de trabalho

       

Com a rotina de trabalho são comuns as dores musculares e de mobilidade. Uma excelente orientação para lidar com este problema atual tem sido o pilates laboral, que colabora em diversas situações na disposição e cuidados pessoais.

De acordo com a educadora física e pós-graduada em fisiologia do exercício, biomecânica e pilates, Patricia Bueno, o Pilates Laboral consiste em exercícios do Método Pilates com seus princípios específicos adaptados para o ambiente corporativo, normalmente a duração também é adaptada no tempo de 6 a 15 minutos cada aula. As aulas podem ser realizadas em pé ou sentado e pode utilizar acessórios do Pilates.

Os exercícios melhoram a imunidade, o que diminui absenteísmo. Colabora para a concentração e foco no trabalho, diminui dores e desconfortos causados por desequilíbrios musculares e articulares, diminui lesões causadas por esforço repetitivo, melhora a postura, aumenta auto estima e disposição. Além de também melhorar relacionamentos.

O pilates laboral pode ser realizado no início, durante e/ou final do expediente. Para todos os tipos de trabalho, tanto administrativo quanto operacional. “Todos os setores necessitam de compensação em relação a postura, vascularização dos tecidos, relaxamento muscular e mental”, explica Patricia.

Este tipo de atividade muitas vezes é confundido com a ginástica laboral, de acordo com a educadora física, a diferença está na utilização dos princípios que existem no Pilates, como respiração, concentração, centralização, precisão e fluidez, junto ao repertório adaptado que envolve trabalho muscular e articular equilibrado que corrige posturas inadequadas. Além da conexão corpo, mente e espírito.

Vale ressaltar que a dinâmica é indicada para todas as faixas etárias, as lesões e patologias pré-existentes e grupos especiais como gestantes. Existem restrições apenas quando o médico do colaborador suspender.

A ginástica laboral tem grande importância no ambiente corporativo que já foi aderida a diversas empresas. Segundo Patricia Bueno, a associação do Pilates Laboral nessas inserções tende a oferecer um número maior de benefícios tanto aos colaboradores como para as empresas, pois irá ter um número menor de faltas e rotatividade, além de aumentar a produtividade e entusiasmo de seus colaboradores.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.