Pacientes reclamam da dificuldade em marcar consultas e exames no MA

 

Filas enormes se formam ao longo da madrugada para a distribuição de senhas na Central de Marcação de Consultas e Exames de Paço do Lumiar.

 

A dificuldade para conseguir marcar consultas e exames provoca muitas reclamações em Paço do Lumiar, situada na Região Metropolitana de São Luís. Nos primeiros dias de cada mês, filas enormes se formam ao longo da madrugada para a distribuição de senhas e mesmo quem passa a noite na fila não tem a garantia de que vai conseguir marcar um atendimento.

Como é o caso do lavrador Francisco Mendes que afirma que para conseguir marcar uma consulta no local decidiu chegar à Central de Marcação de Consultas e Exames de Paço do Lumiar às sete horas da noite de domingo (3). “Eu cheguei aqui sete horas da noite para poder conseguir uma senha porque se a gente deixar para vim só de manhã cedo chega aqui e não consegue mais”, revelou.

A dona de casa Dilcilene Barbosa saiu com os dois filhos de casa na madrugada desta segunda-feira (4). Ela caminhou por mais de uma hora para chegar ao posto para conseguir marcar um exame para as crianças. “Eu moro muito longe. Saí de casa cinco horas e cheguei agora. Eu moro na Vila São José. É porque só hoje que tem e se perder hoje vai ficar para o outro mês. Cheguei seis e meia da manhã e agora eu vou tentar arriscar vê se consigo”.

O atendimento no local começa às oito horas da manhã, mas as pessoas que estavam na fila foram avisadas que nem todos os especialistas e exames médicos estavam disponíveis durante o mês de setembro. O aviso foi colocado na parede da Cemarc e muita gente nem com isso desistiu de ficar na fila.

A cabeleireira Tereza Aragão pontuou que estava na expectativa de ainda ser atendida. “Há uma esperança. Eu estou aqui na expectativa como dos demais. Pela minha conta mais de 150. Aproximadamente duzentas pessoas. Pela manhã eu já vi que não vou ser atendida”, disse.

Sobre a situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar informou que há um projeto para melhorar as condições na Central de Marcação de Exames e Consultas no Município, por meio da informatização do sistema de controle e regulação, e reorganização dos atendimentos nas unidades básicas de Saúde. Segundo a Secretaria, os atendimentos nas especialidades de reumatologia, nutrição e psiquiatria deverão ser retomados em outubro. Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar, os exames de laboratório devem ser retomados ainda este mês e os de raio-x, assim que for concluída a licitação do serviço no Município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: G1

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.