“Nunca recebemos esse cuidado”, dizem alunos sobre turismo educativo em São Luís

As horas de viagem e a manhã de passeios por pontos turísticos e históricos de São Luís não foram suficientes para deixar cansados e desanimados os cerca de 80 estudantes que nesta quarta-feira (25) foram recebidos pelo governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.

Vindos de Carolina e Guimarães, os visitantes percorreram até 800 quilômetros de estrada e chegaram a São Luís graças ao programa Tour Jovem Cidadão.

Com os olhos curiosos e brilhando de alegria, eles percorreram os salões do Palácio, sede do Governo, conheceram a Casa do Maranhão, a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Casa de Nhozinho e terminaram o dia no forte de Santo Antônio, apreciando o pôr do sol no Espigão Costeiro de São Luís.

Experiência

 Estudantes conheceram o acervo do Palácio dos Leões e outros pontos históricos e turísticos de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira)

Estudantes conheceram o acervo do Palácio dos Leões e outros pontos históricos e turísticos de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira)

“Na verdade, nunca recebemos esse cuidado. Nossa escola foi recentemente reformada, o governador esteve lá e nos falou desse programa e, desde a viagem até a nossa hospedagem, fomos acolhidos em todos os lugares. A gente nem sabia que existiam lugares assim”, contou Mariana da Costa Almeida, de 18 anos.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio da escola Sertão Maranhense, de Carolina, a estudante contou ainda o que ficou da experiência oferecida pelo Governo do Maranhão: “Valeu muito a pena, vou levar conhecimento e vários aprendizados que tivemos aqui”.

Gleiciane da Silva Passos, de 16 anos, é de Guimarães e já conhecia São Luís. Ainda assim, ela se surpreendeu com o que viu. “Me surpreendi com o que eu não conhecia, conhecemos lugares bem diferentes, lugares em que a gente nunca tinha entrado, gostei bastante, foi bem legal”.

Tour Jovem Cidadão

 Tour Jovem cidadão vai beneficiar mais de 2 mil estudantes até o final do ano. (Foto: Gilson Teixeira)

Tour Jovem cidadão vai beneficiar mais de 2 mil estudantes até o final do ano. (Foto: Gilson Teixeira)

Assim como Mariana e Gleiciane, mais de 2 mil estudantes de 45 municípios serão beneficiados até o final do ano com o Tour Jovem Cidadão, esforço do Governo do Estado para a formação integral dos estudantes, como destacou o governador Flávio Dino, que cumprimentou cada um dos visitantes.

“Esse programa visa garantir que jovens de todas as regiões tenham oportunidade de aprimoramento e capacitação, formação cultural e também de lazer, que é um direito constitucional garantido”, explicou o governador.

Ainda de acordo com Dino, os benefícios já têm continuidade garantida. “Estamos convictos de no próximo ano continuar esse programa. Alcançamos milhares de jovens de todas as regiões do estado, e vamos prosseguir porque nós acreditamos que a educação é uma missão integral.”

A opinião é compartilhada pela professora de História Elizabeth Oliveira, que também veio de Carolina. “Como professora, posso dizer que foi muito enriquecedor para os alunos. Eles se sentem motivados a se esforçarem mais, para ter acesso a isso tudo, à cultura e à história que estão vivenciando aqui.”

Segundo a professora, o acesso ao programa aproxima os estudantes e dá dimensões reais sobre o que conheciam pelos livros: “A gente mora a 800 quilômetros, eles não conheciam nada disso, era algo surreal. Agora não, eles se sentem parte, com certeza é uma iniciativa muito boa do Governo do Estado e que tem que ser mantida”.

Essa foi a 20ª edição do programa Tour Jovem Cidadão. Este ano ainda haverá a 21ª, que acontece nos dias 15 e 16 de dezembro. O programa é executado por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e conta com a parceria das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: governo do estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.