Museus e Casas de Cultura são opções de diversão e conhecimento durante as férias

 

A corretora de imóveis Maysa Oliveira é de São Luís e aproveitou as férias escolares da filha Safira, 6 anos, para conhecer o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia (CPHNA). Localizado na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, o espaço é para a corretora uma oportunidade de estímulo ao aprendizado da criança.

“Eu trouxe por conta do conhecimento. A gente leva à praia, ao shopping, parques, mas aqui acredito que agrega um conhecimento muito grande, desperta o interesse dela para conhecer um pouco mais da nossa história, da nossa cultura, ela já fica ‘afiada’ e também isso que ela vai aprender aqui leva para o resto da vida”, comentou a mãe.

Com mais de 226m² dedicados à exposição, a mostra do CPHNA é resultado de anos de pesquisa e visa o fomento e divulgação de três áreas específicas do conhecimento científico, que são a Arqueologia, Paleontologia e Etnologia. Nos três ambientes da casa destinados a essas áreas científicas é possível encontrar desde restos mortais de formas primitivas de vida achadas em território maranhense, até modernas representações dessas, como dinossauros, e também registros de tribos e culturas indígenas que participaram da formação do povo maranhense.

“São resultados de pesquisas e escavações que foram feitas aqui em sítios arqueológicos, em antigos casarões e o que observamos é que nossa história é muito rica e não fica devendo a nenhum outro local do mundo”, afirmou o diretor do Centro de Pesquisa, o arqueólogo Deusdédit Carneiro Leite Filho.

(Foto: Orcenil Júnior)

(Foto: Orcenil Júnior)

Cultura

Em São Luís, este não é o único espaço destinado ao registro e conhecimento da história local. Ao todo, 38 casas são mantidas pelo Governo do Maranhão. “São espaços que além do registro histórico também fazem esse resgate, trazem o sentimento de pertencimento aos maranhenses e por isso é do interesse do estado a manutenção e melhoria delas”, afirmou a secretaria adjunta de Cultura e Turismo (Sectur), Vanessa Leite.

O Governo é responsável pela manutenção das casas e melhorias, como foram as reformas do Convento das Mercês e da Casa de Cultura Josué Montello. Sobre as entregas, o Governador Flávio Dino destacou a importância das casas para os maranhenses.

“O Convento das Mercês é um prédio de tradição no estado, integra o patrimônio tombado, multiplamente, pela Unesco, pela União e pelo Estado, são séculos de História. Quando nós assumimos o prédio estava numa situação difícil, a estrutura comprometida, escorado e com risco de desabamento, fizemos investimento de R$ 2,5 milhões para exatamente garantir a sua integridade e preservação e que todos os maranhenses e brasileiros e turistas que venham possam conhecer esse importante exemplar da arquitetura colonial”, apontou Flávio Dino.

História

(Foto: Orcenil Júnior)

(Foto: Orcenil Júnior)

Na Rua do Sol, dona Deise Duailibe, advogada e bancária aposentada, aproveitou o período de férias para conhecer o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHA). Morando há mais de 50 anos em São Luís, a aposentada, que foi com o esposo, a filha e o neto, ficou feliz em poder reviver imagens no casarão que reconstituiu uma típica casa do século XIX.

“Foi muito bom, pude rever algumas louças, móveis, coisas que vi quando era criança e essas visitas são muito importante, principalmente para quem é mais jovem, porque isso aqui é uma riqueza”, detalhou.

Quem também aproveitou as férias do filho para visitar a exposição permanente do Museu foi a enfermeira Fabiana Vieira, que levou Loham, de 8 anos para ver de perto um pouco mais da história local.

(Foto: Orcenil Júnior)

(Foto: Orcenil Júnior)

“Sou maranhense e gosto muito da cultura aqui e sempre que posso visito igrejas, nossos lugares históricos e quero passar isso para os meus filhos também”, comentou a mãe. Lohan resumiu o que achou da visita: “Sim, eu gostei muito!”.

Circuito de Visita Cultural

Desde o mês de dezembro, ficou mais fácil visitar museus, teatros, centros de arte e outras casas de cultura do Maranhão. O Governo do Maranhão, por meio Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), lançou a plataforma ‘Circuito Cultural’ que permite o agendamento online das visitas às casas de cultura de São Luís e Alcântara.

Além dos horários de visita, a plataforma traz endereços e pequenos resumos sobre os locais. O Circuito de Visitas Culturais pode ser acessado no endereço: www.cultura.ma.gov.br/circuitocultural

FONTE: Governo do Estado!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.