Morre baleia que ficou mais de 24 horas encalhada em Barra Velha

 

Equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos esteve no local nesta quarta (18) e constatou morte.

 

A baleia da espécie jubarte que ficou mais de 24 horas encalhada na praia em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, morreu na noite de terça-feira (17), de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Ela ficou encalhada entre a manhã de segunda (16) até por volta das 15h30 de terça. Conforme o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 pessoas de diversos órgãos atuaram na operação de desencalhe, coordenada com o auxílio de um rebocador de navio para levar o animal da areia até uma região profunda do mar.

O projeto foi informado na noite de terça-feira por moradores de que a baleia tinha encalhado novamente e estava morta na praia da Península. Durante a madrugada desta quarta (18), os bombeiros estiveram na praia, mas não encontraram nada.

Nesta manhã, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias voltaram à praia e constataram que o animal estava morto, encalhado em um ponto diferente da praia. A causa da morte não foi informada.

“A equipe do PMP-BS está organizando toda a estrutura para realizar necropsia e diagnosticar a causa da morte do animal”, informou o projeto.

Sob orientação da equipe de monitoramento de praias, moradores auxiliaram para tentar desencalhar baleia na manhã de terça (Foto: PMP-BS/Divulgação)

Sob orientação da equipe de monitoramento de praias, moradores auxiliaram para tentar desencalhar baleia na manhã de terça (Foto: PMP-BS/Divulgação)

Na manhã de terça-feira, o animal de cerca de 8 metros e 20 toneladas aparentava ter pequenas lesões superficiais. A equipe de monitoramento de praias acreditava na possibilidade de ela estar doente.

Desencalhe

Por volta das 11h de terça foi feita a primeira tentativa de rebocar a baleia, mas ao ser puxada por 15 metros, como a maré estava cheia, ela se virou, a fita se soltou e a baleia voltou a ficar encalhada. Por isso, o trabalho foi retomado por volta das 15h quando a maré baixou novamente e por volta das 15h30 ela foi retirada.

 Baleia está encalhada desde segunda-feira (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Baleia está encalhada desde segunda-feira (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Feridos

Duas pessoas ficaram feridas na segunda-feira, ao tentar fazer o desencalhe. Elas integravam um grupo de 20 pessoas da comunidade que tentava remover a baleia por conta própria. Um dos feridos teve um corte na cabeça, causado por uma das nadadeiras da baleia. O outro foi atingido na perna pela cauda do animal.

Morre baleia jubarte que encalhou em Barra Velha

Morre baleia jubarte que encalhou em Barra Velha

Baleia está encalhada desde segunda (Foto:  Kleber Pizzamiglio/NSC TV)

Baleia está encalhada desde segunda (Foto: Kleber Pizzamiglio/NSC TV)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.