Mercado financeiro melhora projeção para o PIB

Com o impacto das reformas econômicas, os analistas do mercado financeiro projetam que a economia brasileira vai superar a mais grave recessão da história. Agora, os especialistas esperam que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, avance 0,46%. Há uma semana, essa mesma estimativa era de 0,43%.

As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

A projeção para o PIB ocorre em meio a uma melhora no cenário de juros e inflação. Pela oitava semana consecutiva, a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu, dessa vez de 4,04% para 4,03%. Para 2018, o cenário também melhorou, de 4,32% para 4,30%.

E a melhora nas projeções de inflação também ocorre num momento em que os juros caem no País. A expectativa é de que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 8,50%. Para 2018, a projeção é de que a taxa fique nesse mesmo patamar.

Na última reunião, a diretoria do Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic de 12,25% para 11,25% ao ano. A decisão foi seguida do anúncio na queda dos juros oferecidos pelas principais instituições financeiras.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.