Maratona de entregas do Governo do Maranhão marca os 405 anos de São Luís

O mês de setembro tem uma série de entregas e inaugurações feitas pelo Governo do Maranhão em comemoração ao aniversário de São Luís. São obras e investimentos na educação, na segurança, no lazer e em diversas outras áreas.

O pacote de aniversário já começou, com o governador Flávio Dino inaugurando nesta sexta-feira (1º) a nova Praça Odorico Mendes, no Centro, e entregando um novo complexo de segurança na região.

A histórica praça passou por ampla recuperação, incluindo iluminação, bancos, paisagismo e espaço para o lazer. Já o 9º Batalhão de Polícia Militar vai funcionar em prédio totalmente reformado ao lado da praça. O prédio vai abrigar também a Delegacia de Polícia Civil, reforçando a segurança em toda a região central.

No sábado (2), Flávio vai entregar as obras de urbanização das imediações da ponte Bandeira Tribuzzi, que mudou a cara das Vilas Gorete e Veleiros, além de impactar a Camboa e a Liberdade. O projeto incluiu uma praça com área de lazer para crianças, quiosques e quadra poliesportiva, entre outras modificações.

Obras na Vila Gorete pretendem levar mais qualidade de vida aos moradores da região. (Foto: Handson Chagas)

Obras na Vila Gorete pretendem levar mais qualidade de vida aos moradores da região. (Foto: Handson Chagas)

No mesmo dia, o governador entrega uma série de melhorias na Lagoa da Jansen. O local passa a contar com a Praça do Foguete (com um brinquedo de dez metros de altura para as crianças) e também tem concluída mais uma etapa do programa Mais Asfalto, dando condições adequadas para os moradores e turistas aproveitarem a área da lagoa.

Além disso, será entregue a obra que retirou pontos de lançamento de esgoto nas águas, um passo histórico para a despoluição da lagoa.

Viaturas e escola

Na segunda-feira (4), é a vez da segurança. São novas 50 viaturas policiais para os maranhenses. Com isso, são mais de 620 viaturas entregues desde 2015, aproximando-se da meta de chegar a 700 até o fim deste ano.

No dia seguinte, terça-feira (5), a educação entra no pacote de comemoração do aniversário de São Luís. Será inaugurada a Escola Modelo Benedito Leite. A unidade ficou décadas sem receber cuidados e teve que ser esvaziada para que os alunos não corressem risco. Agora recuperada, a escola recebe novamente os mais de 800 estudantes matriculados, que tinham sido remanejados para outro prédio.

Praça do Foguetinho está pronta para receber as crianças na Lagoa da Jansen. (Foto: Jorge Ribeiro)

Praça do Foguetinho está pronta para receber as crianças na Lagoa da Jansen. (Foto: Jorge Ribeiro)

Na quarta-feira (6), a agenda inclui a aula inaugural da segunda etapa do Mais Renda, uma iniciativa do Governo do Maranhão para ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida de várias famílias maranhenses. São feitas capacitação e inclusão de vendedores ambulantes, transformando-os em pequenos empreendedores.

Impulso para a economia

A mesma quarta-feira ainda representará um marco para o Porto do Itaqui, que tem importância fundamental para a economia da cidade e do Maranhão. Flávio Dino vai inaugurar o inédito Centro de Controle Operacional do porto, transformando e modernizando o tráfego de navios e cargas, o que significa mais produtividade, e, consequentemente, mais empregos e renda.

No mesmo dia ainda será lançado um edital para a construção de um novo berço de operação, que representa mais um salto na expansão do Porto do Itaqui.

Os investimentos em São Luís foram pensados para beneficiar diversas regiões da cidade. Assim, na sexta-feira (8), será entregue a construção da Praça Negro Cosme, no bairro Fé em Deus. É uma homenagem a um dos líderes da Balaiada, importante movimento pela luta de direitos no Maranhão. Junto com a praça, vem mais um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAs).

Nova agência do Sine no Anjo da Guarda. (Foto: Handson Chagas)

Nova agência do Sine no Anjo da Guarda. (Foto: Handson Chagas)

Pouco depois, no mesmo dia, o Anjo da Guarda ganha uma agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego), que presta serviços como a intermediação entre o trabalhador e as empresas, de forma gratuita. Isso ajuda a colocar ou reinserir os maranhenses no mercado de trabalho.

O fim da tarde da sexta-feira vai representar uma nova página para a cultura a cidade, com a entrega da reforma do forte Santo Antônio. No local vai funcionar museu de embarcações tradicionais maranhenses, com área de exposição, livraria, cafeteria e auditório.

Praia e ginásio

No sábado, dia 9, é a vez da inauguração da segunda etapa das obras da orla da praia do Araçagi, que deu nova vida à região, estimulando o uso da área por turistas e moradores. Também será inaugurada a obra de duplicação da MA-203, conhecida como Estrada do Araçagi, incluindo um novo viaduto, que deixou o tráfego mais veloz e mais seguro.

No Outeiro da Cruz, ainda no sábado, será inaugurado o Ginásio Poliesportivo do Castelinho. Depois, serão entregues 2 mil títulos de regularização fundiária na Cidade Olímpica.

Forte Santo Antônio – Com o investimento de R$ 2,7 milhões, será mais um atrativo turístico e espaço de lazer para o maranhense. Exemplar único da arquitetura militar do Maranhão, o forte tem a forma arredondada que era utilizada como estratégia de vigilância e contra-ataques rápidos. Sua estrutura é composta por dois prédios e uma muralha. Tem 13 dos 22 canhões que eram utilizados na defesa da cidade de São Luís contra invasores.

Vila Gorete e Veleiros – Na Vila Gorete e Veleiros, na Camboa, serão inauguradas praça com quiosques, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e pista de caminhada. As obras também incluem iluminação, drenagem e pavimentação, além de cais e ancoradouro para uso dos pescadores da região. Será construída, ainda, a sede de um Conselho Tutelar.

Praça do Foguete – Nova área de lazer para São Luís, a praça do Foguete é uma extensão da Praça da Lagoa, também construída pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, e entregue à população em junho do ano passado. No espaço onde antes funcionava a administração da Lagoa e que estava abandonado desde a última gestão, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizou melhorias e instalou um brinquedo que promete ser uma nova atração de São Luís. Um brinquedo em forma de foguete de 25 metros de extensão e 10 metros de altura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.