Litoral maranhense teve quase 150mm de chuvas em 12 horas

Só em São Luís, choveu 35mm nas últimas 24 horas; previsão é de mais precipitações ao longo de todo o dia de hoje, no Maranhão

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocaram, ontem (13), muita chuva no litoral do Maranhão. Entre 2h e 14h choveu 147 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Hoje (14), a umidade segue bastante elevada no Maranhão e, com o tempo abafado, as nuvens continuam se formando em todo o estado.

Por causa da chuva de ontem, São Luís teve a tarde mais fresca do ano até agora. O tempo muito instável impediu a elevação da temperatura. Na capital maranhense, pela medição do INMET, a temperatura máxima foi de 26,1°C e o volume alcançado foi de quase 40 mm.

Várias localidades do interior maranhense registraram grandes volumes nestes últimos dias. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o município de Pindaré-­Mirim já registrou em torno de 135 mm entre o meio­-dia de ontem até as 2h de hoje. Em Presidente Dutra, o Cemaden registrou 66 mm entre as 22h30 da segunda-­feira até a meia-­noite. Já em Turiaçu, o INMET registrou 83 mm, entre as 9h da segunda-­feira até 1h desta terça­-feira.

E ao longo do dia de hoje, o tempo vai permanecer instável em grande parte do estado, e o risco ainda é de chuva volumosa, inclusive na capital. Nos próximos dias, principalmente o norte do estado vai continuar com tempo bastante instável e o alerta para chuva forte e volumosa persiste. A partir de quinta-­feira (16), a frequência de chuva diminui pelo interior do Nordeste, com o avanço de uma nova massa seca. Ainda vão ocorrer pancadas de chuva, resultado do calor, mas os volumes não serão tão elevados como neste início de semana.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.