Lista dos estudantes selecionados para o Parlamento Estudantil Maranhense é entregue à Assembleia Legislativa

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregaram ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, a lista dos 22 estudantes da rede estadual de ensino selecionados para participarem do programa Parlamento Estudantil Maranhense. O documento foi apresentado ao parlamentar pelo secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso, e pela supervisora de Políticas Educacionais para Juventude, Renata Martins.

O Parlamento Estudantil Maranhense é um programa criado pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Seduc. O objetivo é levar o estudante a pensar a sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas, em formato de propostas de lei envolvendo qualquer tema.

Os jovens selecionados, entre 16 e 22 anos de idade, tiveram que elaborar um projeto de lei junto à sua instituição de ensino. O processo de seleção foi feito pela Seduc, por meio de um convênio assinado com a Assembleia Legislativa. O processo seletivo envolveu 500 jovens. “Temos uma diversidade projetos de cultura, meio ambiente, educação, afirmou Ismael Cardoso, que considera interessantes a iniciativa da Assembleia Legislativa em proporcionar esse oportunidade aos estudantes.

Os 22 estudantes selecionados irão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança. No dia 24 de novembro, eles serão diplomados, empossados e investidos no mandato de um ano, no qual atuarão na rotina dos trabalhos legislativos da Assembleia. No dia 23 de novembro, todos os estudantes selecionados, incluindo os do interior, estarão em São Luís. Toda a logística de traslado, hospedagem e alimentação é custeada pela Assembleia. “Neste mesmo dia haverá um sessão legislativa normal, quando os deputados estudantes vão tentar aprovar seus projetos perante o plenário”, explicou o consultor geral da Assembléia Legislativa, Aristides Lobão.

Presidência da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, reunido com técnicos da Secretaria de Educação. (Foto: Divulgação)

Presidência da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, reunido com técnicos da Secretaria de Educação. (Foto: Divulgação)

O deputado Humberto Coutinho espera que os jovens participantes tenham o real entendimento de como funciona os trabalhos no Poder Legislativo. “Nós sabemos que o futuro do país está na juventude. Esses jovens, hoje, aprendem política pela televisão e é muito bom que eles venham à Assembleia saber como funciona, qual a função dos deputados, o que nós fazemos aqui. O jovem vai saber a realidade do que nós fazemos”.

O deputado Rafael Leitoa (PDT), que também participou da reunião, destacou a sua alegria em ter uma estudante do município de Timon entre os três maranhenses selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal, que é a etapa nacional do programa.“Ela estará participando, juntamente com os outros 22 jovens maranhenses, que vão estar aqui experimentando o Parlamento Estadual, em uma iniciativa inovadora e renovando esse projeto. Aguardamos ansiosos pela presença desses estudantes”, disse o deputado.

Na ocasião, o secretário adjunto da Seduc também solicitou parceria do Legislativo estadual para aderir ao programa Mais Estágio. “Esse estágio, para um jovem, é muito importante, pois aquele jovem que quer trabalhar e entrar no mercado de trabalho tem aí uma porta para o futuro”, afirmou o presidente Humberto Coutinho.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.