Incêndio destrói vegetações na zona rural de Imperatriz

 

 

O fogo durou mais de 48 horas e atingiu boa parte das fazendas da região

 

 

 

um incêndio na zona rural de Imperatriz aconteceu no último fim de semana, nos dias 21 e 22, e durou aproximadamente 48 horas. O fogo atingiu o pasto e áreas de reserva. O medo dos moradores é que as chamas parcialmente controladas recomecem por conta da vegetação seca.

Imagem: Juliana de Sá/ Difusora Sul

Em 2017 o Maranhão apresentou o maior índice de incêndios registrados nos últimos 20 anos.  Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial – INPE, o estado é o terceiro na lista nacional, cerca de  27.481 focos de queimadas foram registrados somente esse ano.

Segundo relato da população que mora na área afetada pelo fogo, para que o prejuízo não fosse maior, os agricultores se mobilizaram para salvar casas e animais.

Na fazendo do agricultor Serapião da Conceição, o fogo consumiu sete dos oitos alqueires de terra, o que equivale à aproximadamente à 200 mil m².  “Ficamos sem saber o que fazer, o fogo era alto e se alastrou muito rápido”, lamenta.

Para o também agricultor Juraci Coelho, o que já estava ruim por conta da estiagem, piorou com o incêndio. Para ele, a esperança da população é que as chuvas comecem rápido. “Se chover logo ainda tem socorro, mas se demorar vai ficar difícil pro criadores, pra todo mundo”, ressalta.

A principal causa de incêndio florestais de acordo com dados do Corpo de Bombeiros é o uso do fogo para preparo da terra, que sem o controle devido, se alastra com o vento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: ma10

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.