Hospital da Mulher realiza primeira cirurgia de hérnia de disco

 

O hospital realizou pela primeira vez a cirurgia endoscópica de coluna, que trata da hérnia de disco

 

 

Aline Cantanhede/Redação MA10

O Hospital da Mulher de São Luís, localizado no bairro Anjo da Guarda, está com novidades. O tratamento cirúrgico que trata a hérnia de disco chegou até a rede municipal, nesta terça-feira (06). Foi a primeira vez que esse procedimento foi realizado no local.

Antes esse tratamento só poderia ser encontrado no Maranhão em hospitais particulares e no Hospital Universitário. A cirurgia endoscópica de coluna, que trata da doença, é realizada por vídeo. Esse procedimento moderno permite que a recuperação do paciente após a cirurgia seja ainda mais rápida e a técnica de mínima invasão permite vantagens como a necessidade de um corte menor do que na cirurgia convencional. Além disso, os pacientes não precisarão passar tanto tempo na sala de cirurgia, pois o procedimento dura em torno de 1h30.

Com isso, o Hospital da Mulher passa agora a ser referência no tratamento de hérnia de disco.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, as melhorias são perceptíveis no Hospital da Mulher. “Cada vez mais a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública municipal vem ganhando destaque. O Hospital da Mulher, por exemplo, já é uma referência em neurocirurgia”, afirma.

A doença

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença provoca dores nas costas e alterações e sensibilidade para coxa, perna e pé. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população sofrem com a hérnia de disco, sendo que 6 milhões de brasileiros têm a doença.

Essa enfermidade é a 2ª maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás somente das doenças cardíacas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: ma10

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.