Hip hop em destaque em festival com atrações locais e nacionais

O Conexão Dança apresenta vários em diversos pontos da cidade. Nesta quinta (6), danças de rua serão apresentadas na Casa do Maranhão, na Praia Grande.

 

 

 

Nesta quinta-feira (6), o Festival Conexão Dança reúne em sua programação o Encontro de B-Boys e Danças Urbanas a partir de 16h, na Casa do Maranhão – Praia Grande. É o “Conexão Hip Hop” que se inicia com “Cypher”, seguido da competição “All Style na Ilha” com house dance, krump, locking, popping, breaking, new style entre outros estilos livres que serão julgados pelo convidado Gilvan Outsiders, especialista no segmento. Logo após será a vez do “Breaking na Ilha” com premiação em dinheiro e troféus, selecionados pelos convidados: Oton Salazar (MA), B boy Xeiro (MA) e Rafael Guarato (GO). Haverá ainda shows com Allexandre Santos e Dnilson Bomber (Casa do HIP HOP/PI), Joier Mc/MA (Ilha Clan/MA) e DJ Astrogildo/MA.
As danças urbanas como manifestação popular possibilitaram primeiramente aos jovens da periferia uma alternativa de acessarem espaços urbanos mais centralizados.
A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram nos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Nos anos 60, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.
A manifestação cultural foi se modificando com a música e outras expressões corporais, criando-se diversos estilos, entre eles: Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance e Krump.
O festival acontece em vários pontos da cidade, com apresentações de artistas locais e nacionais.  Confira programação completa.
Conexão – Há nove anos, no Maranhão, trocas e reflexões em torno da Dança Contemporânea acontecem através do “Conexão Dança”.  A capital maranhense respira essa atmosfera durante esses dias de realização. Todas as sessões são gratuitas, bastando chegar uma hora antes para recolhimento do ingresso na bilheteria de cada espaço. A programação completa está no site: www.conexaodanca.com.br.
O festival, com direção de Erivelto Viana, realizado através do Bemdito Coletivo Artístico, objetiva formação; discussão entre teoria e prática, promoção de espaço de circulação; encontro; diversidade de linguagens; perspectivas de criação e pesquisa num ambiente artístico contemporâneo. É realizado graças ao incentivo do Programa de Editais de Festival de Teatro e Dança da CAIXA Econômica Federal. E, o IBERESCENA 2016-2017 (Fundo Ibero-americano para artes cênicas), que possibilita o intercâmbio com artistas de Portugal, Espanha, Chile e Argentina. Além do apoio local da Secretaria Municipal de Turismo e SESC-MA.
O Conexão Dança vai até este sábado (8).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: MA10

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.