Governo participa da 5ª edição do Encontro Diálogos Municipalista

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), participou da 5ª edição do Encontro Diálogos Municipalistas 2017 – Finanças: Estratégias para Incrementos de Receitas, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipalistas, onde discutiu práticas para a gestão de qualidade e para o incremento de receitas, além de fortalecer a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Na oportunidade, o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, representou o governador Flávio Dino, apresentando a Palestra de Abertura “Alternativas para o incremento de receitas diante de um cenário de crise”.

“O encontro foi mais um momento de diálogo com os Municípios, de intercâmbio de informações e de experiências exitosas, no propósito de encontrar soluções que minimizem os efeitos das perdas dos Fundos de Participação do Estado e dos Municípios. O Governo do Estado evidenciou os efeitos de uma política fiscal desenvolvimentista, justa e transparente”, destacou o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.

O vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroude, explicou a metodologia do evento. “Por meio desse evento nos deslocamos a algumas regiões do país para aproximar a Confederação Nacional de Municípios das entidades estaduais e municipais para levar informações e discutir a pauta municipalista no Congresso Nacional, e, também, para que possamos colher das respectivas regiões as dificuldades que estejam enfrentando no dia a dia”.

O prefeito de Tuntum e presidente da FAMEM, Cleomar Tema, ressaltou a importância do evento para os prefeitos do Maranhão. “Foi um encontro muito proveitoso que tratou de finanças, um assunto muito relevante diante da atual situação econômica que os municípios enfrentam. O Maranhão, por exemplo, é o estado que menos recebe recursos da União por habitante e graças ao governo do Estado a situação não chegou a uma calamidade de saúde pública”, ressaltou o presidente da FAMEM.

São Luís foi a 4ª cidade a sediar o encontro dos Diálogos Municipalistas. O próximo encontro acontecerá nos dias 24 a 25 de agosto em Canela/RS, com o tema: Articulação Política do Movimento Municipalista. A programação completa dos próximos eventos está disponível no site: www.dialogo.cnm.org.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.