Governo instala Unidade de Oncologia no Hospital Regional de Caxias

 

A Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão inicia, nesta segunda-feira (5), o atendimento dos pacientes, oferecendo tratamento às principais neoplasias notificadas, por exemplo, câncer de mama, colo do útero e próstata. Os serviços ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na unidade são gratuitos.

Para o governador Flávio Dino, a implantação da unidade é uma forma de conceder um tratamento mais humano aos pacientes oncológicos. “Essa unidade de tratamento contra o câncer instalada na cidade de Caxias serve a toda região leste. Começamos com a quimioterapia e muito em breve vamos ter a radioterapia, aqui também”, afirmou o governador durante a solenidade de entrega da Unidade de Oncologia, neste sábado (3), em Caxias.

Arlindo Gomes da Silva, de 45 anos, pai da jovem Derliane. (Foto: Márcio Sampaio)

Com a expansão do tratamento oncológico, o Governo do Estado disponibiliza assistência oncológica nas cidades de São Luís, Imperatriz e, agora, em Caxias. “Temos que lembrar como era a atenção oncológica no estado em 2014 e comparar com o que temos hoje. O governador Flávio Dino não entregou apenas um serviço de tratamento de câncer, mas está realizando o sonho de muitas famílias. Agora elas podem realizar o tratamento contra o câncer perto da casa delas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A pequena Derliane da Silva Gomes, de 6 anos, luta contra uma leucemia. A família da menina é da cidade maranhense de Caxias. Com a inauguração da Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, os pacientes do leste maranhense contam com o novo serviço instalado pelo Governo do Estado na região.

“Eu não sei nem expressar como essa unidade será muito importante para minha família. Até ontem [2 de março] não existia e a partir de agora vamos ter esse suporte perto de casa. Não é fácil, mas agora vou poder ter ela perto de mim. Vai ser muito bom ter essa unidade em Caxias, principalmente porque minha filhinha precisa da gente perto dela”, afirmou Arlindo Gomes da Silva, de 45 anos, pai da jovem Derliane, que realizava o tratamento em Teresina (PI).

Unidade de Oncologia 

A Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão dispõe de 14 leitos para oncologia clínica, 12 para oncologia cirúrgica e quatro leitos para cuidados paliativos, além de oito poltronas para procedimentos. O hospital vai oferecer consultas médicas especializadas, oncologia clínica e cirúrgica, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, Serviço de Pronto Atendimento Oncológico, além de tratamento quimioterápico.

Com nova unidade, pacientes podem contar com tratamento oncológico perto de casa. (Foto: Márcio Sampaio)

A estimativa é que sejam realizados 442 procedimentos de quimioterapia por mês. O serviço de oncologia beneficiará pacientes dos municípios das Unidades Regionais de Saúde de Caxias e Codó. Anteriormente, a população precisava se deslocar para Teresina e São Luís para a realização de procedimentos e tratamentos oncológicos.

Para Gumercindo Filho, cirurgião oncológico e coordenador da equipe do serviço de oncologia do Hospital Regional de Caxias, a implantação da unidade vai oferecer o tratamento oportuno para os pacientes. “É um marco na história da oncologia do Maranhão e da saúde pública também, porque vai ser o primeiro passo definitivo para o nosso estado ser independente. Antes, tínhamos alguns gargalos no Sul e no Norte do estado. Vamos conseguir diminuir filas, vai ser mais fácil iniciar o tratamento humanizado e ter maior controle da qualidade da saúde dos maranhenses”, explicou.

Dirce Maria, presidente da ONG Amigos na Luta contra o Câncer, enfrentou a doença durante sete anos. Atualmente, apresentou metástase. Dona Dirce Maria volta a lutar pela vida, mas desta vez com toda estrutura oferecida pelo Governo do Maranhão em Caxias.

“Primeiramente agradeço muito a Deus por essa conquista. Há sete anos lutei contra um câncer de mama, corri atrás de ajuda e esperamos durante muito tempo. Foram sete anos de luta para hoje termos essa unidade em Caxias. Só tenho a agradecer ao governador e a todas as pessoas que lutaram conosco, pois a vitória é de todos nós da associação”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.