Governo assina ordem de serviço para obras de urbanização no bairro Jardim América

 

 

A praça da Avenida José, no bairro do Jardim América, está sendo reestruturada e urbanizada, desde terça-feira (23), quando foram retiradas as ocupações irregulares. O local será um espaço para comercialização e lazer. O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), elaborou o projeto urbanístico que está sendo executado em parceria com a Prefeitura de São Luís.

O presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes, assinou a ordem de serviço das obras em solenidade realizada nesta quarta-feira (24) no local da obra. O prazo à conclusão do trabalho é de 120 dias.

Pedro Lucas apresentou o projeto urbanístico aos moradores e afirmou que a obra vai resolver um problema social, pois a falta de urbanização e abandono estimulava a violência na área. Ele, também, destacou a parceira do Governo do Maranhão, com a Prefeitura à execução da obra. “É uma determinação do governador Flávio Dino, trabalhar e unir esforços para melhorar os espaços públicos da região metropolitana”, frisou.

O projeto inclui a revitalização do campo de futebol, implantação de academia ao ar livre, playground, novos mobiliários, como bancos, mesas para jogos de dama, lixeiras, além de instalação da feira com 60 barracas móveis e padronizadas e 20 bancadas fixas para venda de pescados com bancada em placa de concreto com granito, com ponto de água e esgoto.

O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Borralho destacou a participação da prefeitura na parceira. “Vamos entrar com a requalificação da iluminação e a parte paisagística e a Blitz Urbana fez o trabalho de desocupação do espaço e a comunidade é a grande vencedora”.

Os serviços no espaço estimularão o lazer entre os moradores. No local será instalada uma cobertura mais adequada para a venda dos produtos e serviços oferecidos pelos feirantes do Jardim América. A obra é realizada com recursos do Tesouro Estadual. Após a conclusão, o Governo do Maranhão, também por meio da Agem, executará o projeto de revitalização da Praça das Amendoeiras, no mesmo bairro.

A obra vai proporcionar mais mobilidade para o bairro e fluidez na avenida principal do Jardim América. Os serviços, também, devem resolver problemas históricos de ocupações irregulares e conflitos sociais gerados a partir da violência e uso de drogas naquela localidade.

A dona de casa Silvania Ribeiro comemora os serviços. “Há tempo a comunidade luta por esta obra e é um momento de muita alegria para todos nós”. O presidente da União dos Moradores do Jardim América, Edmilson Costa, diz que foram mais de 15 de espera pela obra. “Foi aí que a comunidade buscou o presidente Pedro Lucas para resolver, de vez, o problema nesta área”.

A revitalização do trecho da Avenida José, no Jardim América faz parte das ações estratégicas desenvolvidas pela Agem para melhorar os espaços públicos e responder as demandas das comunidades que vivem em áreas limítrofes, assim como está sendo feito na Avenida Dez, no Maiobão. As obras de revitalização do canteiro central já estão na segunda fase. O local agora abriga os feirantes que atuavam na MA-201.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: governo do estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.