Governador contempla estudantes de Vargem Grande com abastecimento de água e núcleo educacional

Mais de 1,9 mil estudantes da rede pública de Vargem Grande foram beneficiados com ações do Governo do Estado. Entrega de um núcleo de educação construído, equipado e estruturado, além da instalação de 15 cisternas em unidades de ensino e entrega de fardamento fazem parte do pacote. Os benefícios foram entregues nesta quinta-feira (28) pelo governador Flávio Dino, em agenda no município.

“Esse conjunto de medidas certamente se configura em mais um incentivo para que tenhamos uma educação de mais qualidade, não só em Vargem Grande, somando com a educação em todo o Maranhão. Mais uma ação de grande importância a exemplo dos demais benefícios garantidos ao município. Sempre que venho a esta cidade e outras do Maranhão é trazendo obras sociais, que é a marca de nosso Governo”, pontua o governador Flávio Dino.

Para o prefeito Carlos Barros, Flávio Dino tem lutado pelo Maranhão. “O governador fez o que outros prometeram. São três décadas esperando por essas melhorias, esperando pela água. Flávio Dino caminha a passos largos e tem conseguido promover a mudança no Maranhão”, enfatizou.

Uma das mais significantes medidas é a inauguração do prédio do Núcleo de Educação Integral Professora Maria da Conceição C. Ribeiro. A unidade, construída pelo Governo do Estado, vai garantir mais condições de aprendizado a alunos de três escolas da região. O núcleo servirá de apoio pedagógico e possui em sua estrutura 18 salas de aula, laboratórios de química, biologia, idiomas, biblioteca, entre outros setores.

Os atendidos nesta etapa são alunos dos Centros de Ensino Santos Dumond (980 alunos), Raulina de Sousa Silva (711) e Newton Neves (280 da Educação de Jovens e Adultos/EJA-noturno). As unidades entram em reforma e os alunos ocupam a estrutura do núcleo nesse período. “Não tínhamos sala de artes, biblioteca e outros tantos recursos que esse núcleo traz para nós. Com essa estrutura, vamos melhorar e muito nossa forma de aprender”, disse a estudante Macielle Barros, 15 anos, do C.E. Santos Dumont. A unidade vai funcionar nos três turnos e servir de apoio ao aprendizado fortalecendo a educação inclusiva e mais completa.

O governador entregou fardamento escolar, prestigiou a apresentação de grupo de tambor de crioula e conversou com estudantes. Na agenda, inaugurou ainda a rede Maranet, garantindo acesso à internet no município. O programa consiste em rede Wi-Fi grátis em locais que possibilitem a participação da população, a exemplo de praças e feiras livres. Os deputados federais Weverton Rocha e Eliziane Gama participaram da agenda de Governo.

Abastecimento de água

Escolas do município receberam 15 cisternas, como parte do programa estadual Segunda Água. Cada estrutura tem capacidade para 52 litros. “A medida fortalece a agricultura familiar e beneficia centenas de alunos em todo o Maranhão, fornecendo água nas localidades que têm mais dificuldades. É uma tecnologia apropriada para a região que estimula a produção e proporciona mais condições”, reforça o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça.

“O Governo sempre presente e mais uma vez em Vargem Grande, com a entrega dessas cisternas, que vão oportunizar a produção nas escolas. Essa ação vai contribuir para que os alunos melhorem seus estudos e conheçam mais o trabalho da agricultura familiar”, destacou a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana.

Os equipamentos vão garantir água no período de estiagem e melhorar as condições da produção. O programa é desenvolvido pelo Sistema da Agricultura Familiar a partir do convênio do Governo do Estado firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). A previsão é que, neste segundo semestre, sejam construídas mais de quatro mil cisternas em 16 municípios, sendo oito integrantes do Plano Mais IDH, beneficiando cerca de nove mil famílias de trabalhadores rurais.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.