Gestantes participam de rodas de conversas em maternidades da capital

Gestantes e seus acompanhantes poderão participar, a partir desta semana, de encontros gratuitos com profissionais das Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, ambas em São Luís. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estimula o debate sobre temas relacionados às fases da gravidez, parto e pós-parto.

Chamadas de Rodas de conversas com gestantes, as atividades são gratuitas e acontecem dentro das unidades de saúde, para que as futuras mães tenham uma boa experiência de gestação. “Realizamos esses encontros no ano passado e recebemos muitos relatos de familiares satisfeitos com o resultado”, contou Analamacia Brito, coordenadora de Enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão.

Na Maternidade Benedito Leite as palestras começam, nesta quarta-feira (8), abordando a importância do pré-natal. Serão seis encontros, sempre a partir das 17h, para turmas de até 20 participantes, sendo que cada gestante pode levar um acompanhante de sua livre escolha. Haverá atividades teóricas, de preparo para o parto e fisioterapia, além de exibição de vídeos e musicoterapia.

“Queremos oferecer um espaço de diálogo, conscientizar e sensibilizar a mãe e a família para o estabelecimento dos vínculos afetivos desde a gestação e proporcionar na mulher o sentimento de autoconfiança crescente à medida que o parto se aproxima”, explicou Analamacia.

Direito das gestantes (22/2), fases do trabalho de parto (8/3), dor do parto (22/3), cuidados com o bebê (5/4) e amamentação (19/4) serão os demais temas debatidos. Profissionais da unidade de saúde acompanharão as atividades para dar orientações e esclarecer as dúvidas dos participantes. “Estamos fortalecendo o vínculo entre os pacientes e o profissional da saúde. Esse trabalho aumenta o número de experiências positivas no processo de parto e nascimento e contribui para prestarmos uma assistência respeitosa, de qualidade e segura”, disse a coordenadora de enfermagem.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, a primeira palestra acontece a partir desta sexta-feira (10). Além de falar sobre o pré-natal em sua abertura, as Rodas de Conversas nessa unidade tratarão dos mesmos assuntos, nas seguintes datas: Direito das gestantes (24/2), Fases do trabalho de parto (10/3), Dor do parto (24/3), Cuidados com o bebê (7/4) e Amamentação (21/4). Nessa maternidade, as palestras começam às 9h.

Inscrições

Para participar dos encontros, basta fazer a inscrição pelos telefones (98) 3244-4470 (Maternidade Benedito Leite) e (98) 3228-9763 (Maternidade Nossa Senhora da Penha). Também é possível se inscrever por WhatsApp pelo número (11) 94392-6744. As duas unidades de saúde estão sob a gestão do Instituto Acqua.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

                                                   ALICE MENDES

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.