Gasmar comemora 16 anos de criação nesta terça-feira (26)

A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) completa 16 anos de criação nesta terça-feira (26). A empresa de economia mista tem uma história de evolução e, rapidamente, tornou-se uma das líderes em distribuição de gás natural no Brasil. Hoje, a Gasmar também atua para expandir o negócio.

A Gasmar movimenta a produção de gás natural retirada das reservas terrestres (onshore) da Bacia do Parnaíba. Em 2017, ocupou o 2º lugar entre as distribuidoras que mais movimentaram gás natural no Nordeste. Em agosto do ano passado, a Gasmar bateu recorde, movimentando 7,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

A história de evolução da Gasmar tem como marco o ano de 2013, quando iniciaram as operações no Complexo Parnaíba, onde fica a base operacional da companhia e um dos maiores conjuntos de usinas termelétricas a gás natural do país, com capacidade de 1,4 GW, responsável por 11% da geração térmica nacional. A estrutura fica na cidade de Santo Antônio dos Lopes e recebe gás natural produzido no próprio município e também nas cidades de Lima Campos, Capinzal do Norte, Pedreiras e Trizidela do Vale.

“O crescimento da região é visível. Diversos setores se beneficiaram, rede hoteleira, comerciantes e empresas de engenharia e serviços de manutenção. As terras ricas em gás natural não precisam ser desapropriadas, e geram também royalties aos donos, aos municípios e estado. Portanto, todo o Maranhão é beneficiado com a exploração do gás natural”, comenta o diretor presidente da Gasmar, Artur Cabral.

Nestes anos de existência, a Gasmar também tem se destacado como empresa que valoriza as pessoas. Em 2017, a Gasmar teve seu programa de estágio premiado pelo IEL e também recebeu a certificação Great Place to Work (GPTW), sendo eleita como a 7ª melhor empresa do Maranhão para se trabalhar.

Expansão
A Companhia tem um plano de expansão desenvolvido para viabilizar a disponibilidade de gás natural, principalmente, para uso industrial. A Gasmar tem trabalhado parcerias e chamado atenção de investidores sobre o potencial do Maranhão em relação à sua logística e posição geográfica favoráveis para grandes negócios.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.