Estão abertas as inscrições para o Encceja Nacional

 

Nove cidades do Maranhão receberão a aplicação do Encceja: Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.

 

 

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) começaram nesta segunda-feira (7). O prazo segue até 18 de agosto.

As inscrições podem ser realizadas somente pelo site do Inep. O exame é indicado aos interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio. As provas serão aplicadas em 22 de outubro em todas as unidades da Federação. Para fazer o Encceja é preciso ter 15 anos completos para certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para fazer o ensino médio.

Para se inscrever, é preciso informar CPF, e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico, deve fazer a solicitação e, durante o período de inscrição, comprovar a necessidade.

O candidato deve indicar, ainda, a(s) prova(s) com a(s) qual(is) deseja obter certificação, no ensino fundamental ou ensino médio. Isso ocorre porque algumas pessoas já têm uma declaração parcial de proficiência, não precisando repetir a prova da área. Também deve ser indicada em qual secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia o participante deseja solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, o estudante deve escolher a cidade onde realizará as provas.

Serão nove cidades do Maranhão em que haverá aplicação do Encceja: Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon.

Imperatriz

Em Imperatriz, a prova será realizada no CEJA, localizada no Bacuri, dependendo da quantidade de alunos inscritos pode ser realizada em escolas da cidade. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para quem não tem acesso à internet ou tenha dificuldade, a Secretária Municipal de Educação (Semed) de Imperatriz está disponibilizando uma pessoa para a realização das inscrições, das 8h às 14h.

“Após a aprovação, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão disponibiliza para a Secretaria Estadual de Educação a relação dos alunos aprovados e em seguida os resultados são enviados pra gente”, explica a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (Municipal e Estadual), Ana Meires.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: MA10

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.