Espigão Costeiro e Praça da Saudade recebem a folia do ‘Pré-Carnaval de Todos’ neste domingo (5)

O ‘Pré-Carnaval de Todos 2017’ ocorrerá em cinco pontos de São Luís, sendo um deles o Espigão Costeiro, localizado no bairro Ponta d’Areia, que receberá a folia pela primeira vez. Neste domingo (5), a partir das 18h, um dos mais belos cartões postais do Maranhão irá receber um repertório exclusivo de marchinhas carnavalescas, que serão interpretadas pelo cantor maranhense Djalma Chaves.

A programação do "Pré-Carnaval de Todos" está animando o Centro Histórico de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

A programação do “Pré-Carnaval de Todos” está animando o Centro Histórico de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

A festa que é uma iniciativa do Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, com apoio cultural do Grupo Mateus, tem por objetivo atrair o público maranhense e os turistas para observar o pôr do sol ao som animado das tradicionais canções de carnaval, além de valorizar os espaços públicos de nossa cidade.

Também no domingo (5), haverá festa em outro ponto da cidade: na Praça da Saudade, no bairro Madre Deus. A primeira atração é o cantor e compositor maranhense Carlos Gomes, conhecido pelos sucessos ‘Este Pranto é Meu’, com Fafá de Belém e Fruta quente; ‘Passeio o Ferro na Velha’, com Genival Lacerda; ‘Cachangá’, com Rosa Reis, dentre outros sucessos. Logo em seguida entrará o Bloco Afro Aiyeye Maylo, o primeiro bloco afro do Maranhão fundado dentro de uma casa de matriz africana de rituais de voduns, orixás e encantaria.

Depois a folia fica por conta do bloco tradicional B – Os diplomados e pelo bloco tradicional A – Os Gladiadores, que terão uma hora para se apresentar e mostrar o que estão preparando para o carnaval. Em seguida, quem mostra todo o gingado é o tambor de crioula do Mestre Leonardo, que é reconhecido por introduzir o tambor de crioula em São Luís, sendo o primeiro mestre a levar o ritmo para fora do Maranhão, há trinta anos. Para fechar a festa com chave de ouro, haverá show de Nivaldo Santos com muito samba.

Pontos das Festas

Segurança está sendo reforçada durante todo o período de festividades do "Pré-Carnaval de Todos" no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Segurança está sendo reforçada durante todo o período de festividades do “Pré-Carnaval de Todos” no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Às quintas-feiras, as noites de festas irão ocorrer sempre no Canto da Cultura, localizado no Centro Histórico de São Luís. Já às sextas-feiras, a Praça Nauro Machado será tomada pelos foliões. Aos sábados, os pontos das brincadeiras serão na Praça dos Catraieiros, em frente à Casa do Maranhão; e a Praça da Lagoa, com programação voltada para a criançada. Já no domingo, os palcos das apresentações são o Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, e a tradicional Praça da Saudade, no bairro da Madre Deus.

Segurança

Para que os brincantes se sintam mais seguros, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) fez um amplo planejamento de estratégias de atuação durante o pré-carnaval. O policiamento será reforçado não apenas nos locais do evento, mas em pontos de ônibus e de acesso aos circuitos pré-carnavalescos, com policiamento a pé, motorizado, em viaturas e também com grupamentos a cavalo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.